Publicado em 09 de agosto de 2023
Imagine a cena: é de noite, o portão do seu condomínio trava e deixa o ambiente residencial totalmente vulnerável a pessoas mal-intencionadas. Pois então, com a escolha correta de um portão eletrônico de acordo com as necessidades locais, essa situação pode ser facilmente evitada.
Um portão eletrônico de qualidade e bem escolhido, além de valorizar o imóvel, traz mais conforto, segurança e comodidade para a família. E se associado à automação residencial, ele pode ser ainda mais útil, passando a se chamar portão inteligente.
Com relação à forma de construção e estilo, os portões eletrônicos podem ser abertos (vazados) ou fechados (com a chapa inteira) e podem existir em diversos materiais como madeira, aço, ferro e alumínio.
Já em relação à abertura e ao fechamento, existem três tipos: basculantes, deslizantes e pivotantes. Confira as diferenças entre eles a seguir.
Leia também: O que fazer para estar seguro no condomínio?
Portões deslizantes, também conhecidos como portões de correr, são aqueles que se movimentam lateralmente sobre os trilhos. Ou seja, são ideais para ambientes com espaços laterais ou com espaços verticais mais limitados.
Eles são muito indicados para condomínios onde há constante abertura e fechamento dos portões, porque exige menos manutenção em relação aos outros: apenas uma limpeza periódica dos trilhos para evitar acúmulo de pedras e sujeiras.
Portões basculantes são aqueles que se movimentam verticalmente. Na maioria das vezes, a base de sustentação dos portões basculantes corre dentro de um trilho lateral.
Eles são indicados para lugares que necessitam a entrada de veículos altos e que não há espaço lateral suficiente para a instalação de um portão deslizante. Muitas residências e estabelecimentos comerciais instalam esse tipo de portão nas suas entradas.
A dica de manutenção para portões basculantes é manter suas porcas sempre lubrificadas.
Leia também: Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens
Portões pivotantes são aqueles que se movimentam como uma porteira. O que isso quer dizer? Que eles são divididos ao meio e suas duas partes abrem para o mesmo sentido. Geralmente, as partes abrem para dentro do ambiente em questão.
Eles são indicados para lugares que não têm um grande fluxo de pessoas entrando e saindo e para áreas amplas, como chácaras e sítios. Além disso, eles exigem mais manutenção em comparação com os outros: a lubrificação deve ser feita com graxas específicas.
Entre os principais benefícios dos portões eletrônicos para condomínios e outros ambientes residenciais, são:
– Segurança: abertura e fechamento automatizado, com acionamento ágil e rápido;
– Inovação: portões com materiais resistentes e com padrão de estilo atual;
– Facilidade: acionamento através de controles de acesso, trazendo mais comodidade, praticidade e conforto para os moradores;
– Durabilidade: são resistentes e com alta durabilidade diante de variações climáticas.
Leia também: Condomínios inteligentes: o que são, vantagens e principais soluções
O conteúdo foi útil? Deixe um comentário abaixo e siga a Alarm Wolx nas redes sociais para ficar por dentro das principais tendências e inovações do mercado de segurança eletrônica.
Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo