Home » Condomínios inteligentes: o que são, vantagens e principais soluções

Condomínios inteligentes: o que são, vantagens e principais soluções

Publicado em 05 de julho de 2023

condomínios inteligentes

Você já ouviu falar em condomínios inteligentes? Esse conceito, também conhecido como condomínio 5.0, tem se popularizado cada dia mais na área de segurança condominial e é utilizado para nomear empreendimentos com foco em soluções tecnológicas. 

Condomínios inteligentes oferecem, além de segurança, mais comodidade, praticidade e bem-estar para quem utiliza espaços residenciais ou empresariais. Ou seja, o ambiente fica integrado, otimizado, ágil e traz diversos benefícios para o dia a dia. 

De acordo com um estudo divulgado pela empresa de consultoria McKinsey, a IoT (Internet das Coisas) deve movimentar cerca de US$ 200 bilhões no Brasil até 2025. Diante disso, é possível concluir que o haverá um grande volume de tecnologias no mercado da segurança patrimonial. 

Se você faz parte de uma administradora de condomínios, é síndico(a) ou trabalha na área de segurança eletrônica, é muito importante estar por dentro das principais apostas do mercado. Saiba mais a seguir. 

Leia também: Cidades inteligentes contribuem para a segurança de todos  

No que consistem os condomínios inteligentes?

Seja na construção de um projeto sustentável ou na instalação de um sistema de alarme monitorado, as transformações oferecidas pelos condomínios inteligentes atingem, na maioria dos casos, os espaços comuns de um condomínio.  

Entre as principais tendências e soluções oferecidas por este tipo de condomínio estão: biometria para identificação e controle de acesso, portaria remota, gestão eletrônica, home market, armário inteligente, sustentabilidade e fechaduras digitais. 

Biometria

Nos condomínios inteligentes, a entrada de pessoas e de veículos acontece por meio de uma tecnologia avançada de controle de acesso, gerando muito mais segurança, praticidade e conforto. Esse controle pode ser feito através da biometria, de uma tag, controle remoto, proximidade, interfone ou até mesmo de uma senha.  

Na biometria facial, por exemplo, o usuário cadastra uma foto por meio de um aplicativo específico e, a partir disso, tem o acesso livre para entrar e sair de um ambiente. É só direcionar o rosto para a câmera e ela irá identificar o cadastro. 

Portaria remota

A portaria remota é outra solução de segurança muito utilizada nos condomínios inteligentes. Isso porque o contato entre moradores e visitantes ocorre de forma mais segura e assistida, com profissionais especializados e treinados para lidar com o controle de acesso através de uma central de monitoramento disponível 24h por dia, todos os dias da semana. 

Além disso, a portaria remota conta com a integração de diversos sistemas de segurança condominial, como câmeras, back-up de imagens, botão de pânico, clausura, biometria, alarme monitorado etc. As soluções da portaria remota variam de acordo com necessidades específicas, ou seja, são personalizadas para cada condomínio. 

Leia também: Portaria inteligente: as tecnologias mais procuradas para garantir economia, segurança e comodidade  

Gestão eletrônica

Em um condomínio inteligente a gestão é totalmente eletrônica e integrada. Dessa forma, as assembleias são realizadas de forma digital, garantindo mais assiduidade, conforto e objetividade nas decisões que dizem respeito aos condôminos e funcionários. 

Existe, também, a possibilidade de utilizar um aplicativo próprio para gerir as informações do condomínio, enviar notificações de reunião, registrar ocorrências, acessar as câmeras de monitoramento e até mesmo registrar as obras de manutenção. 

Outro ponto importante da gestão eletrônica é a adoção de um software com tecnologia em nuvem, para garantir maior segurança dos dados. Como não há armazenamento em computador, não há preocupações com panes, os dados podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer momento e não existe a necessidade de armazenar documento em espaços físicos. 

Home market  

O home market, conhecido como mercado inteligente, também faz parte de um condomínio com foco em soluções tecnológicas. Nele, é possível encontrar itens de higiene pessoal, lanches, bebidas e sobremesas 24 horas por dia, sem interrupção de funcionamento.  

Através de um painel de autoatendimento, o morador tem a possibilidade de fazer compras em um minimercado dentro do próprio condomínio. É só cadastrar os itens escolhidos no leitor de código de barras e efetuar o pagamento. 

Armário inteligente 

Armário inteligente é uma espécie de guarda-volumes automatizado. Ou seja, não há a necessidade de haver um responsável para receber as encomendas. Os entregadores apenas inserem os objetos nos armários, realizam o cadastro da encomenda e o morador recebe a notificação para buscá-la.  

Muito mais conforto, agilidade e segurança na hora da entrega – além de garantir a melhora da gestão em portarias, reduzindo os riscos de perdas e extravios dos objetos. 

Sustentabilidade 

Condomínios inteligentes se preocupam com o desperdício de água e de energia, apresentam projetos de paisagismo e gastam menos papel com uma gestão tecnológica. 

No caso da redução de gastos com energia, eles podem contar com sistemas que captam a energia solar e favorecem o meio ambiente. Já no caso de desperdício de água, é possível evitar o desabastecimento através de um sistema que avisa o zelador sobre os níveis de abastecimento. Além disso, esse tipo de automação pode gerar grande economia com o reuso de águas ou a coleta de água das chuvas. 

Leia também: Automação residencial: o futuro das casas conectadas  

Fechaduras digitais 

Outra solução que faz parte de condomínios inteligentes são as fechaduras digitais. Elas proporcionam mais segurança e comodidade, pois o morador não precisa carregar várias chaves para entrar e sair do condomínio.  

Entre algumas funções das fechaduras inteligentes estão o sensor de fechamento automático, o alarme anti-arrombamento, o sensor de incêndio e a possibilidade desabilitar a abertura de portas pelo lado de fora. 

Além de aumentar a segurança do condomínio, todas essas soluções valorizam o imóvel em questão, já que será considerado um condomínio inteligente atento às atualizações do mercado e pronto para os desafios atuais. Legal, não é mesmo? 

Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233