Home » Tecnologia de segurança condominial pode ser adaptada para proteger escolas

Tecnologia de segurança condominial pode ser adaptada para proteger escolas

Publicado em 02 de outubro de 2023

O especialista em segurança condominial Rafael Daoud, da Alarm Wolx, explica as funcionalidades da Agatha, uma IA discreta que pode detectar comportamentos suspeitos.

A violência nas escolas tem sido uma preocupação crescente no Brasil. Nos últimos meses, estudantes foram vítimas de ameaças, tiroteios e ataques violentos. Diante desse cenário, empresas de segurança que já usam inteligência artificial para proteger condomínios podem oferecer soluções para escolas. 

“A Agatha, por exemplo, é uma tecnologia de segurança que utiliza câmeras, sensores e inteligência artificial para identificar comportamentos suspeitos e alertar os moradores e os responsáveis pela segurança do condomínio. Embora tenha sido projetada para uso em condomínios, ela pode ser adaptada para aumentar a segurança em outros ambientes, incluindo escolas”, afirma Rafael Daoud, da Alarm Wolx, empresa de segurança condominial. 

Segundo ele, as câmeras podem ser instaladas nas entradas e saídas da escola para monitorar quem entra e sai do prédio. Isso ajuda a garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao prédio e pode alertar as autoridades em caso de comportamento suspeito. Além disso, as câmeras podem ser configuradas para detectar ameaças, como armas e substâncias perigosas, o que permite uma resposta rápida em caso de emergência. 

“Podemos instalar estas câmeras em todos os corredores e salas da escola, porque ela age discretamente, identificando comportamentos suspeitos. Isso pode ajudar a prevenir a violência escolar, bullying e outras atividades perigosas”, acrescenta Daoud. 

A comunicação imediata também é uma das funcionalidades da tecnologia de segurança. A Agatha, por exemplo, permite uma comunicação imediata entre as autoridades escolares e a polícia em caso de emergência, como um tiroteio ou um incidente terrorista. Isso pode ajudar a minimizar o tempo de resposta e salvar vidas. 

É importante lembrar que a tecnologia de segurança não deve ser considerada uma solução única. As escolas devem implementar outras medidas de segurança, como treinamento de segurança para funcionários e alunos, planos de emergência e medidas preventivas para identificar e inclusive tratar problemas de saúde mental. 

 

BRZ Content & Marketing – Empresa de conteúdo estratégico 

Imprensa – Para entrevistar o especialista, entrar em contato com Letícia Maciel 

(12) 99708.5038.  

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233