Home » Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Publicado em 19 de abril de 2023

circuito CFTV

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento de patrimônios, comércios, instituições de ensino, empresas e vias públicas. Mas o que ele significa exatamente, como funciona e quais são as suas principais vantagens? Confira neste artigo. 

Leia também: Melhores câmeras de segurança para empresas e condomínios 

O que é o circuito CFTV?

CFTV é uma sigla que significa “Circuito Fechado de Televisão” e, basicamente, é um sistema que capta, monitora e controla imagens de um determinado ambiente por meio de câmeras de segurança e demais dispositivos eletrônicos. 

Esse conjunto de equipamentos, quando conectados a uma central de monitoramento, oferecem ao estabelecimento comercial, instituição ou residência um serviço de segurança bastante efetivo. 

O principal equipamento do CFTV é a câmera. Ela é responsável por captar as imagens e transmitir essas informações para aparelhos de TV, smartphones ou tablets. Quanto mais câmeras forem instaladas em pontos estratégicos diferentes, mais eficiente será o CFTV como ferramenta de vigilância e segurança. 

O Circuito Fechado de Televisão recebe esse nome porque funciona através de em tempo real. No entanto, se trata de um circuito privado e suas imagens ficam restritas aos equipamentos e pessoas com permissão de acesso ao sistema.  

Como funciona o circuito CFTV?

Atualmente, existem três tipos de sistemas que podem ser utilizados para projetar um circuito CFTV: o analógico, o digital e o híbrido.  

O sistema analógico é a origem do CFTV, apesar de ainda ser bastante utilizado. Para seu funcionamento, é preciso uma fonte de alimentação, conectores de cabos de vídeo e a instalação de um nobreak, que garante a não ocorrência de falhas elétricas. 

Já o sistema digital funciona através da internet e o seu circuito pode ser chamado IP. Além de contar com câmeras de maior resolução (até 4K), é possível fazer a transmissão de áudio e vídeo pela internet. O sistema digital também utiliza cabos de rede UTP ou fibra óptica, monitores para visualização e equipamentos de armazenamento de imagens digitais.  

Por fim, o sistema híbrido opera com os dois tipos de câmeras e é utilizado especialmente quando há uma transição de sistemas. Dessa forma, a evolução entre o sistema analógico e o sistema digital fica mais fácil e a evolução é viabilizada sem a necessidade de substituir todo o equipamento de uma vez. 

Leia também: Tecnologias em segurança: as novidades para 2023 

Quais são as principais tecnologias empregadas?

Independente da necessidade específica e do orçamento disponível, o projeto de um circuito CFTV funciona com alguns recursos tecnológicos básicos. São eles: 

– Equipamentos de captação;
– Receptores de imagem e áudio;
– Equipamentos de armazenamento;
– Fontes de alimentação.

Principais vantagens do circuito CFTV

Um sistema de segurança como o CFTV tem como principal função prevenir invasões e roubos, tornando o ambiente mais seguro, protegido e tranquilo. Dessa forma, com o CFTV é possível monitorar todas as áreas de um ambiente de forma simultânea, tornando a vigilância ainda mais eficiente. 

Entre outras vantagens do circuito CFTV para o seu condomínio, prédio comercial, escola ou residência, estão: 

– Efeito de inibição aos criminosos, que podem ser pegos em flagrante e posteriormente identificados;
Ajuda as equipes de segurança a tomarem melhores decisões;
– Monitoramento em tempo real qualquer área, seja interna ou externa, com capacidade de rever qualquer tipo de imagem;
– Economia de custos ao evitar ocorrências como invasões, roubos e arrombamentos.

Leia também: A LGPD garante a segurança dos meus dados? 

Mais segurança para o seu patrimônio

Ao considerar a implantação de CFTV em seu patrimônio, é preciso garantir o conhecimento dos equipamentos, definir a quantidade de câmeras que serão utilizadas, quais serão os meios de transmissão dos dados e a forma de armazenamento.  

A melhor recomendação, diante disso, é contratar uma empresa especializada com profissionais capacitados para organizarem um sistema efetivo e seguro. A Alarm Wolx oferece serviços de segurança eletrônica há mais de 40 anos e é pioneira no assunto. Entre em contato e solicite um orçamento totalmente gratuito. 

Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233