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Portaria remota: quais são os serviços inclusos na contratação

Publicado em 25 de janeiro de 2023

Ao todo, são quatro tipos de serviços de monitoramento, além do atendimento da portaria remota e a manutenção realizada pela equipe Alarm Wolx

A portaria remota é um dos termos mais buscados no Google nos últimos 24 meses no Brasil no que se trata de serviços em segurança eletrônica. Isso mostra a crescente relevância desta solução tecnológica entre os síndicos e administradores de condomínios, e eles se perguntam o que está incluso na contratação desse serviço?

Com tantas informações e processos encontrados nestas buscas, a instalação parece ser complexa e demorada. Mas, ao contrário disto, todo o caminho para a implementação da portaria remota em condomínios é em, aproximadamente, até 30 dias.

De acordo com Rafael Daoud, diretor da Alarm Wolx, “A implantação do sistema de aparelhagem leva em torno de um mês”.

Leia mais: O que é monitoramento inteligente? 

E o que está incluso no sistema de portaria remota?

Atendimento da portaria e o monitoramento de portões

Em primeiro lugar eses serviços passam a ser remotos e com rígido controle de acesso. De agora em diante, moradores usam tags ao invés de chaves e usufruem da tecnologia para abrir e fechar portões a partir da leitura biométrica e também do reconhecimento facial.

O cadastro dos visitantes pode ser previamente feito e a entrada autorizada via aplicativo para smartphone, em que o próprio morador indica a data da visita e gera uma chave virtual, que pode ser enviada via WhatsApp, e, no navegador do smartphone, consegue ter acesso à captura do QR code reverso, geralmente localizado ao lado do interfone.

Além disso, o interfone ainda pode ser usado para a liberação de entrada dos prestadores de serviço e entregadores no condomínio. Mas, quem realiza a intermediação é o atendente especializado, que notifica o morador e confere se a entrada é autorizada.

Monitoramento de alarme

Os alarmes também faz parte dos serviços da portaria remota e tem um importante papel no desempenho desta solução.

Acima de tudo, o sistema de alarme monitorado funciona diariamente e sem interrupção, onde a equipe está disponível o tempo todo para agir em situações de emergência ou não. Caso os sensores do alarme indiquem que um dos portões está aberto um comando será envidado. E se necessário, uma equipe será encaminhada para solucionar o problema.

Além disso, é possível emitir avisos sonoros via linha telefônica, Ethernet ou GPRS para se antecipar a furtos, incêndios e invasão de residência.

Este sistema é constituído por alguns componentes eletrônicos. Tais como painel de alarme, bateria, sensores de movimento, câmeras de segurança, sirenes e botões de pânico.

Leia mais: Alarme monitorado aumenta a segurança em condomínios 

Monitoramento de câmeras

Monitoramento de câmeras compõem o sistema de portaria remota. São equipamentos de alta qualidade, que captam sons e imagens em alta definição. Ao contrário do que muitos pensam, os operadores não ficam observando as câmeras initerruptamente. O sistema de inteligência artificial integrado ao conjunto de câmeras é o responsável por isso.

Nesse sentido a plataforma Agatha faz uma análise comportamental das imagens fornecidas pelo conjunto de câmeras. O aprendizado automático se deve através da leitura de padrões de comportamento e, em poucos dias, já é possível detectar um movimento incomum ao redor do patrimônio.

Dessa forma o fato de detectar riscos e ameaças de forma autônoma capacita o sistema para acionar ou não os operadores e, assim, tomar as medidas corretas para garantir a segurança do condomínio.

Leia mais: Melhores câmeras de segurança para empresas e condomínios 

Manutenções

Antes de tudo as manutenções ocorrem de maneira preventiva e, obrigatoriamente todos os meses, e de todos os serviços de monitoramento de portões, alarmes e câmeras de segurança.

Assim a equipe técnica faz a averiguação, testes e checagem em todos os equipamentos instalados para garantir a plena funcionalidade da operação da portaria remota.

Além disso, o condomínio pode acionar a equipe técnica antes da data da manutenção preventiva para solucionar problemas como câmeras com falhas na captação de imagens, tags que apresentam problemas de funcionamento e o banco de baterias que precisa ser trocado imediatamente.

Todos estes serviços estão incluídos na contratação do sistema de portaria remota do grupo Alarm Wolx.

Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content

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