Home » Alarme monitorado aumenta a segurança em condomínios

Alarme monitorado aumenta a segurança em condomínios

Publicado em 05 de outubro de 2022

A redução da vulnerabilidade de segurança em condomínios está relacionada ao investimento em tecnologias de ponta. Hoje, alguns sistemas de alarme monitorado estão integrados à inteligência artificial, conectividade ininterrupta e automação em monitoramento, fatores que garantem tranquilidade e bem-estar aos moradores.

Dados fornecidos pela ABESE, Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos, apontam que, no Brasil, os sistemas de alarme sem fio representam 74% do total de modelos instalados, seguido pelo controle de acesso, com 71%.

Em três anos, o uso de aplicativos de segurança em dispositivos móveis chegará a 94%, enquanto a automação residencial integrada ao sistema de alarme representará 81%.

Essa tendência em segurança residencial no país significa que a segurança é um dos fatores que determinam a escolha do condomínio para residir e que os sistemas de alarme monitorados estão entre os mais almejados. Por isso, é importante conhecer de perto o funcionamento, as vantagens e os tipos de alarme disponíveis no mercado.

Leia mais: Plataforma inibe crimes com sistema de monitoramento remoto

Conectividade e funcionamento do alarme monitorado

O sistema de alarme funciona de diferentes bases de apoio de inteligência. Sua capacidade de manter atualizada uma central de monitoramento é um dos pontos mais fortes no que se diz respeito à segurança. Além disso, é possível emitir avisos sonoros via linha telefônica, Ethernet ou GPRS para se antecipar a furtos, incêndios e invasão de residência.

Este sistema é constituído por alguns componentes eletrônicos. Tais como painel de alarme, bateria, sensores de movimento, câmeras de segurança, sirenes e botões de alerta.

Sistemas: com ou sem monitoramento

Com uma central de alarme sem monitoramento, o morador é o responsável pela segurança do seu sistema. Ao ser acionada por sensores, a central emite um alerta que pode ser enviado no smartphone e verificado pelo proprietário. A partir disso, é possível tomar as devidas providências, como chamar a polícia, por exemplo.

Em termos de eficácia, o sistema de alarme monitorado funciona 24 horas por dia e profissionais especializados podem ser acionados para averiguação. Com este modelo, a segurança pode ser compartilhada com uma empresa terceirizada que acompanha os registros do sistema de alarme monitorado.

Leia mais: Cresce o interesse em soluções tecnológicas para casas e apartamentos

Tudo isso funciona através de sensores que detectam a suspeita de invasão: uma sirene que faz barulho para chamar a atenção, um painel envia os sinais de alerta para a central de monitoramento, além do meio de comunicação (linha telefônica, Ethernet ou GPRS) para transmitir os sinais gerados pelo painel ao dono do imóvel e à empresa de monitoramento.

Inteligência artificial

Este reconhecimento de situações de ameaça se deve à inteligência artificial que pode estar integrada aos dispositivos de segurança. Como é o caso da plataforma Agatha, incorporada à Alarm Wolx como uma das soluções tecnológicas.

Desenvolvida pela startup canadense Noleak Defence, esta plataforma é capaz de detectar ameaças de crime contra o patrimônio a partir da análise de imagens de câmeras de segurança em tempo real.

O aprendizado automático é uma característica única nesta plataforma, que se deve através da leitura de padrões de comportamento e, em poucos dias, já é possível detectar um movimento incomum ao redor do patrimônio.

O fato de detectar riscos e ameaças de forma autônoma gera novas análises de situações para aperfeiçoamento dos protocolos de segurança dentro de um condomínio.

Leia mais: Fique tranquilo nas madrugadas com a chegada assistida

Dentre as principais vantagens de um sistema de alarme tecnológico e integrado, é possível destacar a comodidade. Isso acontece porque o morador tem o controle para armar e desarmar a central de alarme monitorado através de um aplicativo para smartphone.

Outras vantagens do alarme monitorado:

  • Detecta qualquer tipo de violação ou invasão
  • É unificado às câmeras de segurança
  • Reduz o risco de arrombamento e prejuízos
  • Garante mais tranquilidade e segurança
  • Valoriza o imóvel
  • Não requer grandes custos para manutenção

Tudo isso transforma a segurança em um aspecto fundamental para viver com liberdade e autonomia.

Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233