Home » Vantagens da biometria facial

Vantagens da biometria facial

Publicado em 20 de junho de 2022

A biometria facial é uma das tecnologias mais promissoras em segurança de dados, na qual identifica pessoas a partir da leitura de seus rostos. Com uma rápida evolução ao longo do tempo, hoje em dia pode ser encontrada em diversos segmentos e empresas.  

Nos condomínios residenciais ou comerciais, por exemplo, a biometria facial auxilia em um controle de acesso mais prático, eficiente e seguro. Saiba mais sobre a tecnologia e descubra as suas vantagens neste artigo. 

Leia também: Tudo sobre biometria para condomínio 

O que é biometria facial? 

A biometria facial faz parte de um conjunto de métodos biométricos, como a biometria de dedos (impressão digital), de olhos, de voz e de mãos. A tecnologia, basicamente, funciona por meio da checagem de características humanas com informações armazenadas em um banco de dados.  

O principal objetivo dos métodos biométricos é permitir o acesso ou desbloqueio de dispositivos por meio da identificação de um indivíduo.  

Na biometria facial, a identificação é feita por meio do mapeamento de vários pontos do rosto humano, chamados de pontos nodais. Existem cerca de 80 pontos nodais que podem ser identificados pelas distâncias, cicatrizes, contornos e formatos do nosso rosto.  

Durante o método de reconhecimento biométrico facial, os pontos nodais são analisados e, em seguida, uma imagem tridimensional é formada e codificada pelo sistema utilizado. 

Leia também: Smart Living: soluções inovadoras para quem mora em condomínio 

Onde ela pode ser utilizada? 

A biometria facial pode ser utilizada na identificação de pessoas e na proteção de dados em ambientes físicos e digitais, como, por exemplo, para desbloquear celular, realizar transações bancárias, identificar suspeitos e controlar o acesso em condomínios. 

O processo de identificação da biometria se dá, basicamente, por meio de 2 instrumentos: uma câmera responsável por capturar as características da pessoa e um software responsável por converter os dados digitalizados e comparar com os dados armazenados. 

Leia também: Plataforma inibe crimes com sistema de monitoramento remoto 

Vantagens da biometria facial 

No ambiente condominial, entre as suas principais vantagens são: 

  • Segurança: características humanas são únicas e muito difíceis de serem fraudadas 
  • Fácil integração com outras ferramentas de segurança: integrar a biometria facial com a portaria remota é fácil e seguro 
  • Precisão: para que o reconhecimento não sofra interferências, o ideal é evitar o uso de óculos, bonés e outros acessórios 
  • Praticidade: você não precisa se preocupar em carregar chave, cartão ou tag para liberar a sua entrada ou saída de um ambiente 

A portaria remota da Alarm Wolx é integrada ao controle de acesso com biometria facial e garante ainda mais conforto, segurança e praticidade aos moradores dos condomínios. Entre em contato para saber mais.  

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo...

    Fale conosco


    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233