Home » Tipos de controle de acesso para condomínios

Tipos de controle de acesso para condomínios

Publicado em 13 de julho de 2022

Para garantir a segurança de todos e facilitar a entrada/saída de moradores e funcionários em um condomínio, existem alguns tipos de controle de acesso utilizados nas portarias hoje em dia. 

São opções adequadas para cada tipo de ambiente, seja ele residencial ou comercial. Os tipos de controle de acesso oferecem vantagens que vão além da vigilância de quem entra ou sai. Confira a seguir. 

Leia também: Tudo sobre biometria para condomínio 

Impressão digital  

A leitura biométrica por impressão digital é um tipo de controle de acesso eficiente e muito confiável. Basicamente, ele identifica a impressão digital de uma pessoa e, caso as informações sejam reconhecidas pelo banco de dados do software, a entrada é liberada.  

Entre as principais vantagens estão: menor risco de clonagem (cada impressão digital é única) e maior praticidade na gestão da segurança (evita o esquecimento de senhas ou tags). 

Portarias, recepções, estacionamentos, cofres e academias são alguns dos ambientes mais indicados para receber este tipo de controle de acesso. 

Proximidade  

O controle de acesso por proximidade é uma tecnologia que permite controlar a entrada e a saída de visitantes, moradores ou funcionários mediante a aproximação de um cartão, chaveiro de acesso (conhecido também como tag) ou qualquer dispositivo magnético. 

O mecanismo consiste na leitura de um código ou chip, que é reconhecido quando aproximado da leitora. Basta que ele seja mantido próximo da máquina por poucos segundos. 

Exemplos de aplicação deste tipo de controle de acesso: ambientes com alta rotatividade, como estacionamentos e prédios comerciais.  

Leia também: Vantagens da biometria facial 

Senha  

O controle de acesso por senha é um dos mais antigos e um dos mais utilizados. Conciliado com outros métodos de identificação, garante um reforço extra na segurança de prédios e estabelecimentos.  

Basicamente, trata-se de um dispositivo que autoriza a entrada em locais restritos mediante a apresentação de um código. 

Sua facilidade e intuitividade é a principal vantagem, especialmente para idosos. Cada usuário tem o próprio código de acesso, dispensando o uso de chaves. 

Reconhecimento facial 

O controle de acesso por reconhecimento facial é mais recente. No entanto, tem se tornado cada vez mais comum e aplicável. A tecnologia lê as características do rosto de cada pessoa, a partir do momento em que olha diretamente para a câmera.  

O nível geral de segurança é bastante elevado, pois praticamente elimina as possibilidades de falsificações, assim como a biometria por impressão digital. 

QR code 

O controle de acesso por QR code consiste na leitura de um código aleatório previamente criado. A facilidade está na geração deste código, na qual o usuário cria pelo próprio aplicativo do celular (no caso do visitante, recebe o código pelo morador via WhatsApp ou e-mail).  

Para aumentar a segurança, pode ser feito um código dinâmico, com período de validade e até mesmo com acesso único. 

Leia também: Portaria remota: como funciona? 

Interfone  

Outro tipo de controle de acesso muito utilizado em prédios residenciais e comerciais é a portaria remota.  

O sistema funciona com inteligência artificial e um alarme interligado. Nele, há câmeras de alta definição (HD) e microfones de ampla captação de áudio, que garantem a operação eficiente e a distância de forma 100% digital.  

Funciona assim: o visitante chega no condomínio e aperta a campainha. Quem atende é um funcionário da central do monitoramento. O atendente notifica o morador por interfone e confere se a entrada é autorizada. Tudo isso utilizando a internet e em poucos segundos. 

Qual é o tipo de controle de acesso que o seu condomínio utiliza? Conta pra gente nos comentários! 

Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233