Publicado em 02 de março de 2022
Criminosos se passando por moradores de condomínios e entrando nos apartamentos quando os residentes não estavam presentes. Parece até cena de um filme, mas é o que vinha acontecendo em prédios da capital paulista, cidades do ABC, Rio de Janeiro e Fortaleza nos últimos meses de 2021. Como garantir a segurança e evitar situações de invasões, furtos e roubos em condomínios?
Para conscientizar sobre o assunto, o especialista em segurança pública e diretor da Alarm Wolx, Rafael Daoud, separou 5 dicas de segurança muito eficazes que devem ser colocadas em prática o quanto antes. “Sua segurança hoje é o resultado de uma prevenção bem feita ontem”, destacou.
Leia também: Brasileiros ainda têm dúvidas sobre tecnologias de portaria remota
“A primeira entre as 5 dicas de segurança pode parecer óbvia, mas para que as fechaduras e trancas tenham maior eficiência, mantenha todas as portas e janelas trancadas quando for sair de casa. Para tornar a abertura das portas mais difícil para os ladrões, uma ótima opção é adotar fechaduras eletrônicas, que são abertas via leitor facial, senha ou QR Code”.
“O ideal é que entregadores de delivery não tenham acesso ao condomínio. Ou seja, o morador deve descer até a portaria para buscar sua entrega. Para aumentar ainda mais a segurança, é recomendado o condomínio investir em portões com espaço passa-volume e em clausuras, um sistema composto por dois portões, de modo que um só abre quando o outro está fechado”.
Leia também: Furtos e roubos em condomínios: quem é o responsável?
“Câmeras e alarmes de segurança agem no psicológico dos criminosos. Muitos desistem de praticar pichações, furtos e invasões quando percebem que no local existem estes aparelhos. Empresas de segurança privada podem estudar e identificar os pontos mais estratégicos e vulneráveis do condomínio antes da instalação. Além disso, você pode solicitar a estas empresas as imagens quando achar necessário”.
“A chamada ‘portaria remota’ é um serviço cada vez mais procurado e isso não é à toa. Ela substitui a presença física de um porteiro, pois vigia e controla o acesso ao condomínio de forma automatizada e a distância. Neste formato, a empresa prestadora do serviço monitora e registra tudo o que está acontecendo nas dependências do condomínio por meio de uma Central de Atendimento que controla câmeras e leitores biométricos 24 horas por dia”.
Leia também: Tudo sobre biometria para condomínio
“Para os condomínios que não desejam abrir mão do porteiro, há uma solução. Eles também podem ter um sistema de controle de acesso, o que é muito mais eficiente do que apenas confiar na memória do porteiro. O recomendado é colocar na portaria um computador com software para fazer este controle, que funciona da mesma forma de uma portaria remota: o porteiro aprende a usar o software, instala a biometria, tira foto dos visitantes e libera a entrada e a saída”.
Deseja adotar fechaduras eletrônicas, portão com passa-volume e clausura, câmeras, alarmes, portaria remota e sistema de controle de acesso no seu condomínio? Com a Alarm Wolx você garante a segurança da sua família e de seu patrimônio.
Realize uma consultoria gratuita para conhecer os serviços e descobrir qual melhor se adapta ao seu prédio ou negócio. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida!
Entre em contato através dos
números abaixo