Home » Brasileiros ainda têm dúvidas sobre tecnologias de portaria remota

Brasileiros ainda têm dúvidas sobre tecnologias de portaria remota

Publicado em 27 de janeiro de 2022

Ao contrário do que muitos ainda pensam, as câmeras de monitoramento em condomínios e espaços públicos não funcionam exatamente como um Big Brother, com operadores de olho na tela 24 horas por dia. E, por ainda não conhecerem e não estarem acostumados, brasileiros acabam sofrem e perdendo a paciência com as portarias eletrônicas e não usufruem dos benefícios que as novas tecnologias oferecem.

“Quando os brasileiros estiverem mais abertos e mais dispostos a aprender sobre o uso destas tecnologias, todos estaremos mais seguros. Apesar da resistência, a portaria remota e os acessos por reconhecimento facial vieram para ficar, porque são altamente eficazes”, diz Rafael Daoud, diretor da Alarm Wolx, empresa de portaria remota que atende a condomínios residenciais em São Paulo.

Segundo Rafael, é importante quebrar alguns paradigmas para facilitar o entendimento e a adesão das pessoas, como, por exemplo, o mito e a crença de que estamos sendo vigiados e perdemos nossa liberdade. “Isso não é real”, afirma.

Leia também: Como a LGPD impacta na segurança eletrônica do seu condomínio

“Se por um lado é verdade que as câmeras de monitoramento coletam imagens o tempo todo, por outro não existe uma pessoa na central olhando tudo o que está acontecendo minuto a minuto”, esclarece o especialista.

“Estes sistemas funcionam por inteligência de vídeo, com alarme interligado. Se um portão ficou aberto, o evento vai para central de monitoramento 24h que manda o comando para fechar e, se for preciso, aciona o departamento técnico”, explica.

Uma das maiores reclamações sobre estas novas tecnologias é a demora que pode haver no acesso a um condomínio que está sendo bem protegido por um sistema de portaria remota.

“Se hoje algumas portarias acumulam filas de carros na entrada é porque os visitantes ficam irritados por terem de informar documentos e fazer o escaneamento por reconhecimento facial”, enfatiza Daoud.

Leia também: 7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Isso acontece, principalmente, porque as pessoas ainda não entenderam como funciona o sistema. “O cadastramento prévio por parte do morador pode ser feito pelo app ou mesmo pelo interfone. Fazendo isso, a entrada fica mais ágil. Outro ponto importante é que o morador pode enviar uma chave virtual pelo App para visita entrar no prédio” explica. Se todo mundo estiver ciente de que fornecer seus dados é uma tarefa importante para a segurança de todos, vamos aproveitar melhor deste recurso.

A tendência das portarias remotas

Embora ainda haja resistência em aprender a usar novas tecnologias, uma pesquisa recente realizada pela plataforma SíndicoNet mostrou que o uso de portaria remota só tem aumentado de 2018 para cá. Além da segurança, o sistema de portaria remota é uma solução tecnológica que pode reduzir em até 70% os gastos com a portaria.

Câmeras de resolução HD, ou alta definição, e microfones com capacidade para captar todo o áudio do local garantem que o sistema de Portaria Remota seja operado com eficiência, à distância e de forma 100% digital.

“É uma ação conjunta, quando implantamos o sistema surgem diversas dúvidas, então o importante é saná-las com os moradores. Fazemos diversos testes e quantas visitas forem necessárias. O importante é manter a segurança, a rapidez e, ao mesmo tempo, o conforto dos condôminos” completa Rafael Daoud.

Leia também: Tipos de portaria para o seu condomínio

Esta modificação vem acompanhada de uma mudança de cultura e adaptação ao mundo digital.  “Quando o 4G surgiu, mudaram os sistemas de entrega e de transporte como o Uber, por exemplo. No começa, as pessoas resistiam, mas hoje a maioria está acostumada. Com o 5G funcionando de fato, vão surgir ainda outras tecnologias A portaria remota é assim: ela é tendência, já vem sendo adotada em muitos lugares e vamos nos acostumar”, acrescenta o diretor da Alarm Wolx.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo...

    Fale conosco


    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233