Home » Portaria remota: principais dúvidas sobre a solução de segurança

Portaria remota: principais dúvidas sobre a solução de segurança

Publicado em 04 de outubro de 2023

portaria remota

De acordo com um panorama apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o setor de segurança eletrônica faturou aproximadamente R$ 11 bilhões em 2022, superando a expansão de 14% registrada em 2021 e alcançando as projeções para 2022 apresentadas na última pesquisa.  

Diante disso, é possível concluir que a portaria remota é tendência no ambiente condominial porque alia segurança eletrônica, modernidade, redução de custos e valorização do imóvel. “Ela é um salto qualitativo na segurança do condomínio”, aponta Rafael, diretor comercial da Alarm Wolx. 

Entre as principais dúvidas de moradores e síndicos está a “ausência” de um porteiro físico para gerenciar a entrada e saída de moradores, visitantes e veículos. “O condomínio não deixa de ter porteiro, mas uma equipe de atendimento treinada e especializada que garante mais segurança e melhores condições de trabalho”, acrescenta o especialista em segurança.  

Tudo isso compreende a ressignificação de um novo tipo de portaria, a qual gera muito mais conforto para todos, com o auxílio das tecnologias específicas. Tire outras dúvidas a seguir. 

Leia também: Portaria remota: 5 dicas para garantir a eficiência do sistema  

A portaria remota atende todos os tipos de condomínios? 

De acordo com Rafael, a portaria remota pode atender todos os tipos de condomínio falando do ponto de vista técnico. “O que precisa ser avaliada pelo síndico é a viabilidade financeira para instalar e manter a solução dentro de um condomínio”, explica. 

Por isso, na hora da implantação, é preciso que a empresa de segurança especializada visite o condomínio e faça o levantamento de toda a estrutura física do ambiente. Depois disso, é apresentado um projeto personalizado que envolve o controle de acesso, o controle de segurança perimetral, o controle de imagens e a transmissão de áudio e vídeo.  

Quais as principais tecnologias da portaria remota? 

“O leitor facial é o carro-chefe da portaria remota atualmente”, aponta Carlos, diretor técnico da Alarm Wolx.  

Entre outras tecnologias mais recentes e utilizadas na solução de segurança condominial, estão as câmeras com analíticos que preveem a tentativa de arrombamento de portão, antena de tag para veículos entrarem na garagem e software que detecta movimentos anormais, acionando um alarme na central de monitoramento – também conhecido como Agatha. 

Leia também: Como funciona a implementação da portaria remota?  

Quais as vantagens da portaria remota? 

Entre as vantagens da solução de segurança que visa um sistema no qual o porteiro fica remotamente conectado com o prédio, é possível citar as 3 mais significativas: 

  1. Redução de custos de até 70% na taxa condominial; 
  2. Evolução do patamar de segurança; 
  3. Valorização do imóvel. 

A implantação da portaria remota diminui em até 70% os gastos com portaria, porque, apesar de haver um investimento inicial para instalar o sistema, há uma redução significativa nos gastos com porteiros presenciais nos meses seguintes. Tudo fica conectado com uma central de monitoramento que controla ininterruptamente as dependências do condomínio. 

Com o monitoramento realizado pela central, há também uma evolução do patamar de segurança e um controle de acesso mais rígido. Equipamentos como câmeras, biometria, tags e softwares de segurança contribuem para monitorar e proteger de forma eficiente o ambiente condominial. 

Por fim, é possível citar a valorização do imóvel como uma grande vantagem da implementação da portaria remota, porque possibilita o uso dos recursos financeiros economizados com a portaria em outras áreas do condomínio, além de todo o gerenciamento ser apoiado em padrões lógicos e automatizados, aumentando a segurança, facilidade, praticidade e eficácia dos processos.  

Leia também: Portaria remota: quais são os serviços inclusos na contratação  

Quanto custa uma portaria remota? 

Não é possível afirmar um valor específico para a portaria remota. A cidade onde será instalada, o número de unidades no condomínio e o projeto de segurança oferecido são questões que variam no orçamento.  

Em relação ao projeto de segurança, fatores como a quantidade de câmeras a serem instaladas, o número de tags para cada apartamento e a quantidade de portões com controle de acesso são pontos extremamente importantes. 

Como dito anteriormente, a portaria é uma solução tecnológica que leva praticidade e segurança para os condomínios. Nesse sistema, portanto, os custos maiores estão na implementação inicial dos equipamentos, mas depois o serviço contribui para a redução de custos no caixa. 

Para você ter acesso a orçamentos de portaria remota, é necessário entrar em contato e agendar reuniões com um representante comercial da empresa. A Alarm Wolx te oferece uma consultoria gratuita! Entre em contato conosco clicando no aqui. 

Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233