Publicado em 05 de abril de 2023
Fatores como a localização, o tamanho e a época da construção com certeza influenciam no valor final do condomínio. Mas não é só isso. A tecnologia e os recursos disponíveis também contribuem para aumentar a valorização de um imóvel residencial.
Além de reforçar a segurança, a implementação dessas soluções tecnológicas é muito importante para a otimização, a inovação, a transparência e a eficácia da gestão condominial. Um dos principais pontos se dá pela baixa possibilidade de erros e falhas dessas soluções, visto que são apoiadas em padrões lógicos e automatizados.
Leia também: Smart Living: soluções inovadoras para quem mora em condomínio
O avanço de tecnologias, como a internet das coisas (IoT) e a inteligência artificial tornou tudo mais cômodo, seguro e ágil. E os condomínios tendem a acompanhar esse movimento. Seja para proporcionar mais segurança, conforto, funcionalidade, economia e sustentabilidade, existem diversos tipos de tecnologias disponíveis no mercado atualmente. Confira algumas delas a seguir.
Já imaginou atender o interfone sem precisar se levantar do sofá, enquanto você assiste a sua série favorita? Ou liberar a entrada de um visitante enquanto você está no seu ambiente trabalho? Com o interfone virtual isso é possível. Através da solução tecnológica, a comunicação entre os moradores e a portaria é facilitada e seu sistema permite, inclusive, a gravação das chamadas realizadas com registro de data, horário, destinatário e duração.
Muito utilizada no controle de acesso de condomínios, a chave biométrica consiste na identificação de alguma característica do corpo humano para a liberação de entrada e saída de pessoas. A forma mais comum é a leitura da impressão digital, mas também pode ser utilizado o reconhecimento facial, de voz ou de retina. Uma das principais inovações tecnológicas relacionadas à chave biométrica é a utilização de dispositivos móveis. Isso significa que é possível liberar o acesso de uma pessoa por meio de um código QR gerado em um aplicativo exclusivo no celular.
Leia também: Tudo sobre biometria para condomínio
O uso do botão de pânico é considerado uma tecnologia muito simples, mas muito eficaz na rotina de um condomínio. O recurso funciona como uma espécie de campainha que emite alertas sonoros ou visuais e pode ser acionado tanto pelo porteiro para alertar os moradores, como pelos próprios moradores para alertar a portaria e profissionais externos. O botão de pânico auxilia em caso de assaltos, incêndios e até de risco de vida. Uma ótica dica para condomínios com prevalência de idosos, em casos queda, mal súbito ou acidente.
O sistema de inteligência e análise de imagens é uma solução tecnológica que analisa constantemente as imagens da câmera de segurança dos condomínios residenciais e emite um alerta, caso elas correspondam a um dos parâmetros de risco programados. A Alarm Wolx utiliza o sistema da Agatha como video analytics. De forma simples, ela detecta riscos e ameaças em imagens da câmera de segurança usando Inteligência Artificial na análise de comportamento. Muito interessante, não é?
Leia também: Plataforma inibe crimes com sistema de monitoramento remoto
O uso de aplicativos para condomínios vem melhorando a segurança e otimizando a vida de moradores e gestores condominiais. Com os aplicativos, é possível ter acesso a muitas funcionalidades na palma da mão, como: controle de acesso, registro de encomendas, reserva de espaços de lazer, botão de pânico, localização em tempo real, avisos, ocorrências, entre outras. Tudo isso cria uma experiência conectada mais sofisticada e prática para a rotina de quem busca mais comodidade, segurança e inovação.
A possibilidade de abandonar, de vez, o uso das chaves é totalmente possível hoje em dia graças às fechaduras digitais. Através da biometria digital, de chaveiros de proximidade ou de senhas numéricas, somente as pessoas cadastradas, com os dispositivos ou com o código em mãos podem ter acesso ao apartamento. A Alarm Wolx oferece a fechadura de sobrepor FR 201 com o sistema anti-arrombamento, função não perturbe e o sensor de fechamento automático.
Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo