Home » Tecnologia 5G no mercado de segurança eletrônica

Tecnologia 5G no mercado de segurança eletrônica

Publicado em 16 de fevereiro de 2022

Em novembro de 2021, foi encerrado o leilão do 5G no Brasil, evento que marcou a chegada da tecnologia no país e fomentou grandes investimentos no setor de telecomunicações.  

De acordo com o Governo Federal, das ofertas arrematadas, mais de R$ 39,8 bi serão revertidos em investimentos para ampliar a infraestrutura de conectividade no Brasil. A expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham cobertura 5G até julho de 2022 e todas as cidades até 2028. 

Portaria remota, câmeras, aplicativos, alarmes e leitores de biometria são alguns equipamentos que utilizam da internet para operar. De que forma essa inovação irá atuar na área da segurança eletrônica? Confira no artigo abaixo. 

Leia também: 7 Tendências para o mercado de segurança em 2022 

5G oferece velocidade e conexão mais segura 

Segundo a Agência Brasil, enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit/s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit/s, o 5G terá velocidade de até 100 1 Gbit/s. Ou seja, 100x maior que a última rede móvel implantada. 

No entanto, a nova tecnologia não afeta apenas a velocidade de conexão. O 5G também é responsável por reduzir a latência e possibilitar uma conexão segura e estável. 

A implementação dessa tecnologia é promissora e oferecerá diversos benefícios para o mercado de segurança eletrônica.  

Vantagens do 5G para o mercado de segurança eletrônica 

– Baixa latência
– Melhor qualidade de imagem
– Alta velocidade
– Maior cobertura
– Proteção dos dados 

A principal vantagem da tecnologia 5G é a baixa latência (tempo de resposta na transmissão de dados). Segundo a CNN Brasil, a latência no 4G era de 60-98 milissegundos, enquanto no 5G será reduzida para menos de 1 milissegundo.  

Na portaria remota, por exemplo, a baixa latência irá garantir o monitoramento em tempo real e um aumento considerável na qualidade de imagem. A rede promete transmitir vídeos de até 8K de resolução. 

Outra vantagem do 5G para o mercado de segurança eletrônica é a alta velocidade na transferência de dados. Esse benefício melhora a eficiência da vigilância e proporciona cobertura de áreas mais amplas.  

Por fim, devido ao aumento de conexões e tráfego de grandes volumes de informações, a tecnologia 5G virá acompanhada de ferramentas de segurança mais reforçadas para manter os dados de todos os usuários protegidos. 

Leia também: Como a LGPD impacta na segurança eletrônica do seu condomínio 

Mudanças previstas 

Uma pesquisa da IDC Brasil (International Data Corporation), realizada no início de 2021, estima que, até o final de 2022, o 5G irá gerar US$ 2,7 bilhões em novos negócios que envolvem inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, nuvem, segurança e robótica.  

De acordo com a Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), a nova tecnologia na área da segurança eletrônica facilitará a transferência de dados e permitirá que mais dispositivos de Internet das Coisas (IoT) funcionem simultaneamente. Além disso, será crescente o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA). 

Além do setor privado, a segurança pública também se beneficiará da tecnologia 5G ampliando as possibilidades de monitoramento e vigilância em vias públicas. Câmeras inteligentes com reconhecimento facial atuarão na prevenção de crimes e totens de vigilância conseguirão detectar veículos roubados. 

Leia também: Vizinhança colaborativa contribui para a segurança pública 

Para que os recursos de 5G e segurança eletrônica estejam disponíveis, tudo dependerá da disponibilidade da infraestrutura a ser implantada. Nesse sentido, o desempenho das empresas de tecnologia e de segurança eletrônica será fundamental frente aos desafios da implementação da nova rede móvel.  

Segurança eletrônica na Alarm Wolx 

A Alarm Wolx oferece serviços de segurança eletrônica, como portaria remota, alarmes, câmeras e cercas elétricas, de forma 100% digital e com monitoramento 24h por dia, feito por equipe especializada.  

Saiba mais entrando em contato 

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo...

    Fale conosco


    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233