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Segurança no condomínio é responsabilidade de todos
Publicado em 08 de julho de 2022
É fato: a portaria remota é capaz de reduzir até 70% dos custos com portaria. No entanto, para que a segurança desta inovação tecnológica seja 100% garantida, é preciso que ela seja assumida como uma responsabilidade de todos aqueles que moram e trabalham no condomínio.
A prevenção é a melhor forma de se combater criminosos e situações de vulnerabilidade, concorda? Diante disso, a estratégia de defesa mais eficiente em condomínios e prédios comerciais envolve 3 vertentes (chamado de tripé de segurança): ações preventivas de moradores, de colaboradores e dos administradores.
Descubra, a seguir, como garantir a segurança de todos.
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Responsabilidades dos moradores
- Utilizar o “olho mágico” nas portas antes de abrir para algum visitante;
- Não deixar a autorização de prestadores de serviço nas mãos de crianças;
- Trancar as portas e janelas corretamente;
- Se possível, utilizar fechaduras quádruplas, trincos e trancas complementares para reforçar o fechamento;
- Remover todas as etiquetas de pacotes de entrega que vão para o lixo para evitar que seus dados pessoais sejam compartilhados;
- Anunciar à portaria com uma certa antecedência sobre a entrada de visitantes e prestadores de serviço no condomínio;
- Não deixar objetos dentro do carro;
- Não deixar o veículo destrancado;
- Manter o cadastro de familiares atualizado no sistema.
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Responsabilidades dos colaboradores para garantir a segurança
- Realizar o cadastro de todos os prestadores de serviços;
- Manter um controle rígido de entrada e saída de pessoas, conforme a liberação do morador;
- Manter os portões trancados durante manutenções externas;
- Orientar funcionários terceirizados de forma padronizada (um exemplo é acompanhar, sem exceção, todos os prestadores de serviço em áreas comuns do condomínio);
- Antes de abrir o portão da garagem identificar a placa do carro e verificar quem está no interior do veículo;
- Nunca deixar a portaria vazia, sem a cobertura e vigilância de outro profissional;
- Não permitir que estranhos se aproximem da área interna para conversar com outras pessoas.
Responsabilidades de administradores
- Criar um plano de segurança específico para o condomínio;
- Elaborar protocolos emergenciais em caso de alguma ocorrência;
- Realizar campanhas regulares de conscientização dos moradores e funcionários sobre medidas de segurança;
- Produzir uma cartilha com as medidas de cautela para os condôminos;
- Instalar tecnologias de segurança, como portaria remota, câmeras, biometria e controles de acesso;
- Reforçar a estrutura do condomínio com muros, cercas elétricas, clausuras e portões;
- Realizar a manutenção frequente de todos os sistemas e estruturas.
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Garantir a segurança, além de preservar o patrimônio, ajuda na valorização do imóvel. Gostou das dicas? Compartilhe este post para que todos tenham consciência das suas responsabilidades.
Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content
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