Home » Formas de inclusão para moradores com deficiência auditiva

Formas de inclusão para moradores com deficiência auditiva

Publicado em 26 de setembro de 2022

A comunicação com moradores com deficiência pode ser um desafio, especialmente quando tratamos de deficiência auditiva. Já imaginou você ser deficiente auditivo e precisa usar a linguagem de sinais para se comunicar com o síndico ou outros moradores que não estão preparados para isso? 

De acordo com o IBGE, a comunidade surda no Brasil equivale a mais de 9 milhões de pessoas. E, de acordo com a OMS, estima-se que até 2050, existam 900 milhões de pessoas surdas no mundo.

Apesar de haver políticas públicas e legislações em vigor que determinam as diretrizes para a inclusão de moradores com deficiência, tais como rampa de acesso, portas mais largas e até tratamento de desníveis no piso, também é importante estabelecer algumas adaptações na comunicação para ampliar a acessibilidade de moradores com deficiência auditiva em condomínios.

A tecnologia, por exemplo, encurta esta barreira e traz qualidade de vida a estas pessoas. Com ela é possível adotar algumas soluções e incorporar práticas para a inclusão dos moradores com deficiência auditiva. Confira, a seguir, algumas formas de inclusão de moradores com deficiência auditiva para ampliar a acessibilidade e garantir que estas pessoas estejam presentes na rotina de um condomínio.

Leia mais: Acessibilidade nos condomínios: o que determina a Legislação?

Comunicação oral e escrita

Para começar, é muito importante que a equipe de funcionários compreenda as particularidades de um morador com deficiência auditiva. Fale devagar e procure olhar diretamente para ela. O movimento da boca pode facilitar a compreensão das palavras.

Caso haja grande dificuldade no entendimento, opte por utilizar a comunicação escrita como um segundo recurso para moradores com deficiência com alto grau de perda auditiva ou conversas mais complexas. Além disso, vale usar objetos à sua volta para exemplificar.

Uma alternativa que facilita a comunicação é a presença de um intérprete de libras em reuniões condominiais, por exemplo.

Aplicativos para smartphones

Para avisos, normas e recados, os moradores com deficiência já podem contar com aplicativos para smartphones.

Entre os mais populares, encontramos o Hand Talk, aplicativo gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) que permite traduzir textos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A ferramenta usa um avatar digital, interpretado pelo personagem Hugo, para desenvolver os gestos e facilitar a comunicação com pessoas surdas ou com dificuldade auditiva. O projeto de acessibilidade ganhou o prêmio no Desafio Google de Impacto em IA, durante o Google I/O 2019.

Leia mais: Cresce o interesse em soluções tecnológicas para casas e apartamentos 

AW Portaria da Alarm Wolx

Outro recurso que pode facilitar a comunicação entre moradores com deficiência e síndicos é o app AW Portaria, desenvolvido pela Alarm Wolx, que permite o acesso a informações contratuais, mas também oferece um espaço de Mural de Recados, acesso às correspondências, controle da portaria e troca de mensagens com outros moradores.

Se o condomínio possui algum tipo de sinal sonoro, como alarmes e fechaduras digitais, é importante emitir também um sinal visual para que os moradores com deficiência auditiva compreendam a informação que está sendo transmitida. Um sinal luminoso em posições estratégicas pode atender à necessidade.

Leia mais: A fechadura digital é um dos itens residenciais que os brasileiros almejam

Deficiência auditiva exige respeito e inclusão

A convivência em comunidade no condomínio desperta o senso de respeito e inclusão. Como cidadãos, temos o papel de respeitar os direitos dos moradores com deficiência auditiva e garantir que exista acessibilidade, principalmente em um ambiente comum.

Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233