Publicado em 14 de dezembro de 2022
Quantas vezes você já aguardou o entregador bater à sua porta com a sua encomenda? Em condomínios de portaria remota, não é preciso adiar compromissos para garantir que a sua compra seja recebida.
A temporada de vendas de fim de ano para o comércio eletrônico representa um aumento de quase 25% no fluxo de entregas dos Correios. Isso significa que mais pessoas estão comprando pela internet e as encomendas chegam a todo momento.
Mas nem sempre é possível estar presente no momento da entrega. Pessoas que trabalham fora ou possuem uma rotina mais agitada têm dificuldades de permanecer no endereço para receber as encomendas de Natal, presentes e correspondências.
Em condomínios de portaria remota, os serviços de delivery e entregas funcionam de acordo com o regulamento interno. No entanto, há duas formas para que a encomenda não seja devolvida ao centro de distribuição.
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Para Guiomede Filho, síndico de um condomínio em São Paulo, o zelador pode receber as encomendas em horário comercial. “Chegam muitos pacotes nessa época do ano, e então, caso o zelador esteja próximo à portaria, ele confirma o recebimento, comunica o morador e leva ao apartamento”, explica.
Neste sentido, o zelador auxilia no gerenciamento das entregas em condomínios de portaria remota.
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O sistema de armário inteligente funciona como um locker, onde o entregador deposita a encomenda dentro de um compartimento na entrada do prédio. Quando a porta fecha, o sistema emite um comprovante, que vale como uma assinatura para os Correios e transportadoras.
Depois disso, o morador recebe um aviso que sua encomenda foi entregue. Para retirá-la, ele usa o QR Code que recebeu com o aviso de entrega. Com esse código, o morador abre a porta do armário inteligente e retira sua encomenda.
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Ainda assim, os moradores devem se atentar ao volume de pacotes recebidos, a fim de evitar que o armário inteligente fique sem espaço para novas entregas.
Guiomede aponta o armário inteligente como uma solução tecnológica para condomínios. “O armário inteligente é uma solução para as encomendas que chegam fora do horário comercial, onde o morador já não pode contar com a ajuda do zelador, por exemplo. O armário é muito eficiente”, diz o síndico que atua no condomínio Ana Paula, São Paulo, que possui a portaria remota e o armário inteligente oferecidos pela Alarm Wolx.
Para gerenciar entregas em condomínios de portaria remota, é importante considerar o tipo, o horário e as regras do condomínio. Com essas dicas, as entregas acontecem de forma segura e eficiente.
Bárbara Rocha
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