Publicado em 06 de setembro de 2023
Como forma de prevenir e proteger o ambiente condominial, o controle de acesso existe para gerenciar o fluxo de moradores, visitantes, prestadores de serviços, funcionários e de veículos. Além disso, o conjunto de soluções em segurança padroniza o acesso de pessoas e veículos nos ambientes, aumentando a capacidade de controlar, monitorar e restringir a movimentação de estranhos.
O que isso quer dizer? Que um controle de acesso eficiente, além de um ambiente seguro, oferece praticidade, gerenciamento de informações, comodidade e acessibilidade aos moradores e funcionários.
Atualmente, existem diversas ferramentas eletrônicas que auxiliam na entrada e saída de pessoas e veículos em um condomínio, como senhas, tags e biometrias. Entenda, a seguir, o passo a passo para garantir um controle de acesso eficiente e sem sinais de falha.
Leia também: Tipos de controle de acesso para condomínios
O primeiro passo para garantir um controle de acesso eficiente em um condomínio é realizar um levantamento detalhado sobre todas as condições de segurança do local. É essencial identificar as entradas, saídas, pontos vulneráveis, procedimentos e os principais hábitos de moradores em relação à entrada e saída de pessoas.
Depois disso, é hora da instalação de todos os equipamentos e estruturas para um controle de acesso completo. Por exemplo: câmeras de monitoramento, guarita blindada, biometria, interfones, clausura, portões eletrônicos etc.
O terceiro passo consiste na contratação de uma equipe de segurança especializada, bem treinada e apta para realizar todas as funções de maneira correta e disciplinada. Por maior que seja o investimento nos equipamentos e nas estruturas, a segurança só será de fato garantida se os procedimentos forem devidamente cumpridos.
Por fim, é necessário repassar diversas vezes os procedimentos estabelecidos para os moradores. Todos devem ser constantemente conscientizados sobre as diretrizes e punidos caso não cumpram de forma correta.
Leia também: Portaria remota: 5 dicas para garantir a eficiência do sistema
O controle de acesso de um condomínio deve ser feito de maneira rigorosa, com autorização de entrada somente após o contato com o morador e após o devido cadastro e identificação.
Além disso, é imprescindível testar regularmente o sistema criado para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Um sistema de controle de acesso falho pode colocar a segurança dos moradores em risco e permitir a entrada de pessoas não autorizadas, levando a diversos problemas e situações indesejadas.
Leia também: Segurança no condomínio é responsabilidade de todos
Entre alguns sinais de falha de um controle de acesso ruim estão:
Diante disso, é fundamental contar com uma empresa experiente e com as melhores soluções em segurança, como a Alarm Wolx. Entre em contato conosco e conheça todas as soluções de segurança oferecidas. E nos siga nas redes sociais para acompanhar as principais tendências e notícias do mercado de segurança eletrônica.
Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo