Publicado em 12 de abril de 2023
A tecnologia tem se mostrado, cada dia mais, uma grande aliada na rotina das pessoas. Segundo dados levantados pela Ilumeo Data Science Company, o número de pessoas que faz uso diário de alguma assistente de voz aumentou de 18% em 2020 para 25% em 2022. Ou seja, uma das maiores tendências do momento são as assistentes por voz, como a Alexa.
Juntamente com a internet das coisas (IoT), a Alexa tende a automatizar atividades cotidianas, como ler notícias, reproduzir músicas e controlar outros produtos inteligentes, reforçando a ideia de que ambientes e objetos inteligentes são o futuro da tecnologia e da segurança eletrônica. Continue lendo para saber mais.
Leia também: Cresce o interesse em soluções tecnológicas para casas e apartamentos
A Alexa é uma assistente pessoal virtual desenvolvida pela Amazon com o objetivo de auxiliar na execução de tarefas cotidianas. Ela funciona por meio do comando de voz e, para utilizá-la, é preciso um dispositivo como um Echo ou IZY Speak.
Com a Alexa é possível:
– Ter informações sobre o clima ou sobre o trânsito;
– Ouvir músicas e audiobooks;
– Ler as principais notícias do dia;
– Fazer ligações;
– Organizar a agenda;
– Pedir refeições ou carros por aplicativos;
– Fazer lista de compras;
– Ligar e desligar objetivos inteligentes;
– Programar alarmes e rotinas personalizadas.
Leia também: Tecnologias em segurança: as novidades para 2023
Além de ser uma grande aliada para tarefas do dia a dia, a Alexa também auxilia na segurança residencial. Segundo o IBGE, mais de 1 milhão de pessoas foi vítima de algum tipo de roubo em 2021. Dessas vítimas, 23% sofreram roubo de bens dentro do próprio domicílio.
Diante disso, uma das alternativas para reforçar a segurança é contar com um sistema eletrônico que inibe as ações de criminosos. Com objetos inteligentes, como a Alexa, é possível monitorar a segurança da sua casa de onde estiver, armar ou desarmar o alarme, verificar o status dos sensores de presença e receber notificações de qualquer atividade.
Leia também: A fechadura digital é um dos itens residenciais que os brasileiros almejam
Uma das opções menos conhecidas, mas muito útil nos alto-falantes do Amazon Echo é o Alexa Guard. Basicamente, esse recurso detecta ameaças e comportamentos incomuns e emite alertas para os dispositivos conectados.
O modo vigia, por exemplo, é capaz de identificar barulhos de vidros quebrando, som de passos ou de alarmes de detectores de fumaça. E se você pagar pelo Alexa Guard Plus, a detecção de som se expande para coisas como passos e portas fechando.
Entre as principais funcionalidades do Alexa Guard são:
– Detecção de som, incluindo passos, conversas e fechamento de portas;
– Alertas inteligentes que incluem a capacidade de reproduzir áudio, ouvir ao vivo ou encaminhar informações para um provedor de segurança compatível;
– Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, à linha de ajuda de emergência.
A Alexa Guard Plus custa US$ 4,99 por mês ou US$ 49 por ano, mas por enquanto está disponível somente nos Estados Unidos. Vamos torcer para chegar logo por aqui, não é mesmo?
Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo