Home » Coisas que você precisa saber antes de morar sozinho 

Coisas que você precisa saber antes de morar sozinho 

Publicado em 18 de julho de 2022

Muitos jovens carregam o sonho de morar sozinho: seja para construir a própria independência, para conquistar mais liberdade ou para garantir maior privacidade. No entanto, morar sozinho também envolve amadurecimento e um grande senso de responsabilidade.  

É preciso planejar os gastos, organizar os custos, comprar mantimentos e manter a própria segurança. E mais: na vida em condomínio, a segurança envolve um senso de coletividade. Garantindo a própria segurança, você garante a de todos que moram no mesmo ambiente que você.  

Confira, neste artigo, 5 coisas que você precisa saber antes de morar sozinho. 

Leia também: Segurança no condomínio é responsabilidade de todos 

1. Escolha bem o lugar onde vai morar  

Escolher um lugar para morar não é uma tarefa fácil, mas é essencial para evitar problemas futuros, especialmente relacionados à segurança.  

Para isso, defina os possíveis bairros, veja quais tipos de notícias estão relacionadas à região (incluindo índices de criminalidade), visite o local em diferentes horários (veja a iluminação da rua, se o local é movimentado), converse com a vizinhança e observe: há facilidades como hospitais, delegacias, comércios, farmácias e mercados por perto?  

Além disso, é essencial escolher um imóvel com equipamentos de segurança instalados e devidamente funcionando, como câmeras, alarmes e cercas elétricas.  

2. Planejamento é tudo 

Quando a gente mora com os pais, a gente não percebe muitos detalhes que precisam ser levados em consideração quando se mora sozinho. Por exemplo: a responsabilidade de repor os mantimentos da despensa, de organizar o quarto, de lavar a louça, de limpar o banheiro ou de trocar o lençol.  

Quem nunca passou por um apuro de precisar de papel higiênico e não ter?  

Leia também: 4 erros que comprometem a segurança do condomínio 

3. Organização dos gastos  

Outro ponto muito importante que alguém que vai morar sozinho deve se atentar é de alinhar o próprio orçamento com as despesas mensais. Não dá para garantir a independência e, junto com ela, acumular dívidas.  

A segurança financeira pode ser obtida com uma reserva de emergência. Sempre que conseguir, guarde dinheiro para eventuais despesas. 

4. Festa todos os dias não é uma boa ideia   

Liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser. Desculpe dizer, mas a realidade não é bem assim.  

Festas são legais, divertidas e uma ótima oportunidade para socializar (principalmente quando se mora sozinho). Mas sons altos e barulhos inoportunos podem incomodar os vizinhos e ir contra as regras do condomínio. Verifique os horários permitidos antes de realizar a sua.  

Leia também: 7 Dicas para uma boa convivência em condomínio  

5. Atenção redobrada  

Morar com outra pessoa é ter mais segurança de que o outro vai lembrar, caso você esqueça. Já morar sozinho requer atenção redobrada! Lembre-se sempre de fechar as torneiras, de fechar o gás, de trancas as portas e janelas e de desligar as coisas da tomada. Isso garante a sua segurança e de todos que moram no mesmo condomínio que você. 

Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233