Home » A portaria remota é segura de verdade?

A portaria remota é segura de verdade?

Publicado em 28 de junho de 2023

portaria remota é segura

Apesar de apresentar uma proposta bastante eficaz, tecnológico e segura, a portaria remota ainda divide opiniões entre moradores de condomínios e donos de empresas.

Será que ela é segura de verdade? E a resposta é: sim!

A portaria remota conta com uma estrutura de segurança extremamente rigorosa e personalizada de acordo com as necessidades de um condomínio ou negócio. Isso pode incluir a instalação de câmeras de segurança, monitoramento 24h, cercas elétricas, alarmes, nobreak, sistemas de internet e telefonia, controle de acesso, clausura, botão de pânico etc.

Entenda, a seguir, o que é a portaria remota, como ela funciona e de que forma ela garante a sua segurança.

Leia também: Portaria remota x portaria virtual: você sabe a diferença? 

No que consiste a portaria remota?

A portaria remota surgiu, inicialmente, com o objetivo de reduzir custos condominiais. A solução pode economizar até 70% das despesas com portaria todos os meses. No entanto, além da economia, a última geração desse sistema de segurança trouxe ainda mais segurança e facilidade para quem mora em condomínios.

De forma prática, a portaria remota consiste em um sistema integrado de equipamentos de segurança que capta tentativas de invasão, monitora e detecta qualquer movimentação inadequada e cadastra todos os visitantes e moradores de um condomínio, controlando o acesso de entrada e saída.

Dessa forma, pode-se dizer que ela substitui a presença física de um porteiro, porque vigia e controla o acesso ao condomínio de forma automatizada e a distância. Ao chegar em uma portaria, não é um porteiro quem atende o visitante, mas um operador localizado em uma central de monitoramento, de maneira totalmente remota.

A portaria remota é capaz de transformar o condomínio em um lugar mais seguro e tecnológico, além de promover mais qualidade de vida aos moradores e funcionários e a valorização do patrimônio.

Leia também: Como meu prédio se prepara para receber a portaria remota? 

Como funciona, então?

A portaria remota funciona da seguinte forma:  

  1. O visitante, prestador de serviço ou entregador aciona o interfone na entrada do condomínio;  
  1. Ao acionar o interfone, um operador da central de monitoramento atende o chamado e checa os dados da pessoa em questão; 
  1. Depois da checagem, o profissional notifica o morador, para saber se ele autoriza ou não a entrada ou entrega da encomenda; 
  1. Caso aprovado, o operador libera remotamente o acesso do visitante, prestador de serviço ou a entrega. 

Há condomínios em que os visitantes podem receber um QR Code temporário para entrar no ambiente, sem precisar interfonar para a central de monitoramento. Nesse caso, o morador deve gerar o código através do aplicativo que a empresa de segurança oferece. 

 Leia também: Portaria remota: quais são os serviços inclusos na contratação 

Será que a portaria remota é segura mesmo?

Hoje em dia, a presença física de um porteiro ou vigilante não intimida a ação criminosa de um bandido. Diante disso, com a solução da portaria remota, o profissional responsável pelo controle de acesso do condomínio tem a possibilidade de trabalhar em um local seguro, fora do alcance dos bandidos e com inteligência artificial capaz de notificá-lo em casos de movimentação estranha.  

Além disso, esse formato auxilia o operador da central de monitoramento a tomar atitudes de forma rápida em casos de emergência, como o acionamento da polícia. 

Outro fator importante para considerar diante da dúvida que surge, se a portaria remota é segura ou não, é a forma que segurança é garantida. Não é somente a tecnologia que vai acabar com todos os problemas de roubos, furtos e invasões, mas ação conjunta do famoso “tripé de segurança”. 

O tripé de segurança inclui a portaria remota e todas as soluções de segurança eletrônica que ela oferece, as ações preventivas dos funcionários do condomínio e de todos os seus moradores. Para isso, é preciso cada um fazer a sua parte e colaborar para um ambiente cada vez mais seguro e tranquilo. 

Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

Circuito CFTV: o que é, como funciona e vantagens

O circuito CFTV é uma das soluções eletrônicas mais utilizadas no monitoramento...

    Fale conosco

    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233