Publicado em 19 de outubro de 2022
A popularidade dos sistemas de segurança não nega sua efetividade contra roubos e invasões. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), a cada 100 tentativas de roubo a ambientes monitorados, 94 acabam não passando disso: uma tentativa.
Para proteger o patrimônio, empresas recorrem à uma gama de serviços tecnológicos, tais como sistemas de monitoramento 24h, alarmes, uso da biometria e defesas online para proteger informações e dados contra ataques cibernéticos.
Confira algumas medidas de segurança para empresas.
Leia também: Dicas para reduzir custos na empresa
O sistema de alarme monitorado funciona 24 horas por dia e profissionais especializados podem ser acionados para averiguação. Com este modelo, os registros do sistema são acompanhados pela terceirizada que garante a segurança das empresas.
Tudo isso funciona através de sensores que detectam a suspeita de invasão: uma sirene faz barulho para chamar a atenção, um painel envia os sinais de alerta para a central de monitoramento e meios de comunicação (linha telefônica, Ethernet ou GPRS) transmitem os sinais gerados pelo painel ao responsável pela vigilância e à empresa de monitoramento.
O grupo Alarm Wolx também oferece o sistema híbrido de portaria, que contempla funcionários em determinado período atendendo a portaria física e, em outro momento, este trabalho passa a ser remoto e monitorado continuadamente.
Leia mais: Tipos de portaria para o seu condomínio
O sistema de alarme funciona de diferentes bases de apoio de inteligência. Sua capacidade de manter atualizada uma central de monitoramento é um dos pontos mais fortes no que se diz respeito à segurança. Além disso, é possível emitir avisos sonoros via linha telefônica, Ethernet ou GPRS para se antecipar a furtos, incêndios e invasão de residência.
Este sistema é constituído por alguns componentes eletrônicos. Tais como painel de alarme, bateria, sensores de movimento, câmeras de segurança, sirenes e botões de pânico.
Implementar o sistema de biometria nas empresas diminui significativamente o número de desconhecidos que circulam dentro das organizações. Isso pode incluir fornecedores, prestadores de serviço e terceirizados também.
Além disso, é possível associar o uso de senhas fortes, reconhecimento facial e fechaduras digitais para reforçar a segurança nas empresas.
Leia mais: A fechadura digital é um dos itens residenciais que os brasileiros almejam
Mais do que proteger informações é importante saber onde elas estão armazenadas e de que forma estão seguras. Por isso, empresas podem investir em redes VPN, utilização de senhas fortes e etapas de verificações de segurança, manter os softwares e antivírus atualizados e explorar o armazenamento na nuvem.
Um sistema de cibersegurança baseado em uma nuvem é um importante aliado na segurança digital das empresas. Com a ferramenta certa, você pode identificar ameaças com mais facilidade, evitando maiores problemas. Uma nuvem oferece fácil integração com a sua instituição e informações em tempo real sobre as operações de segurança ativas na empresa.
Adotar medidas de segurança para empresas no ambiente online é imprescindível para impedir o acesso de hackers, invasões por malwares e ameaças de erros.
Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo