Publicado em 14 de setembro de 2022
A portaria remota já é uma realidade nos condomínios brasileiros e, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), mais de 4 mil condomínios já utilizam o serviço oferecido por mais de 600 empresas de portaria remota ativas em todo Brasil.
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Esta solução inovadora funciona em conjunto com outros sistemas de segurança. Tudo fica integrado, o que torna a rotina dos moradores de um condomínio, por exemplo, mais prática e segura. Esta integração pode ser feita com a implantação de abertura e fechamento de portões, sistema de segurança eletrônica, controle de acesso a moradores, internet e telefonia interna, alarmes e até mesmo a coleta de biometria.
De acordo com Rafael Daoud, diretor da Alarm Wolx, o tempo médio de instalação da portaria remota é de 20 a 30 dias. “A implantação do sistema de aparelhagem leva em torno de um mês.
Equipamentos de controle de acesso, leitor de chaveiro, controle remoto para veículos, câmeras de segurança, etc”, diz. Simultaneamente, há também o preparo dos funcionários e moradores para receberem esta nova tecnologia.
“Ao final da instalação dos equipamentos, a equipe faz a coleta de dados de todos que circulam no condomínio, que inclui uma ficha de cadastro, a coleta de biometria ou o reconhecimento facial”, afirma.
Para que a portaria remota tenha um bom desempenho, o cadastro inclui, além dos moradores, os funcionários do condomínio e dos apartamentos, os prestadores de serviço e eventuais visitantes denominados pelos próprios residentes.
De modo geral, o circuito é formado por câmeras colocadas em lugares estratégicos que captam imagens e sons de fácil leitura. Bem como os sensores de presença identificam a movimentação do local, os porteiros eletrônicos e as fechaduras também são conectadas a uma central de monitoramento.
O funcionamento da Central de Monitoramento é semelhante ao conceito de call center. “Contamos com cerca de 40 operadores, que trabalham por escala. Eles acabam atendendo todos os condomínios, por ordem de ligação. Como o fluxo de atendimento é maior nos horários de pico, entre 7h e 9h da manhã, e das 16h às 18h, optamos por escalar mais porteiros nestes períodos. Momento em que o fluxo de entrada e saída de prestadores de serviço é mais intenso”. Aponta Rafael.
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Nestes casos, o procedimento pode variar de acordo com o regulamento de cada condomínio. “A entrega de compras e correspondências pode acontecer de duas formas, dependendo do que for normalizado pelo síndico. O zelador pode receber as encomendas em horário comercial, e aí sinalizar o morador; ou, a portaria entra em contato diretamente com o residente e, em casos de ausência, o zelador recebe a correspondência”, explica Daoud.
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A sua segurança é um ponto importante para o investimento em portaria remota. O condomínio pode ser monitorado por profissionais 24h por dia, 7 dias por semana. Ainda assim, é importante continuar a manter-se atento.
Combinar que algum parente ou uma pessoa de confiança possa fazer rondas no local ou mesmo atentar-se ao deixar a garagem do condomínio são medidas indicadas para proteção. Manter o contato com vizinhos também é importante, o que ajuda a observar movimentações suspeitas nos arredores, mesmo quando isso não foi combinado de forma prévia.
Deixar as luzes acesas durante o dia pode significar ausência de moradores, além do desperdício de energia elétrica. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
Evitar permitir que crianças possam autorizar o acesso de visitantes também é uma importante dica de segurança para que você tenha mais tranquilidade no seu dia a dia.
Bárbara Rocha
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