Publicado em 09 de novembro de 2022
A portaria remota já é uma realidade em mais de 4 mil condomínios no Brasil. Esta tecnologia transforma a rotina dos moradores, colaboradores e prestadores de serviço; mas também traz algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento e efetividade.
Confira, neste post, alguns mitos e verdades da portaria remota.
Em primeiro lugar, é importante entender como o serviço funciona. Nesse sistema, há uma central de monitoramento, responsável pelo controle de entrada e saída do condomínio, troca de informações com os moradores e vigilância sem interrupção.
As tecnologias que compõem esse monitoramento são as câmeras de segurança, os alarmes e os controles de acesso. Estes equipamentos são integrados e gerenciados diretamente pela central, que, por sua vez, garante a privacidade e a tranquilidade dos condôminos.
Leia mais: Portaria remota garante mais tranquilidade ao dia a dia dos condomínios
Mas será que a portaria remota é realmente uma solução para aumentar a segurança dos condomínios?
Mito. O sistema possui um gerador que é acionado em até 30 segundos após a queda de energia. Nesse meio tempo, o nobreak protege e mantém em funcionamento os dispositivos que integram a portaria remota.
A Alarm Wolx trabalha com dois links de operadora de internet para que a conexão do sistema de portaria remota não seja interrompida. Mesmo assim, se ambas não funcionarem, o acesso dos moradores não é bloqueado.
Mito. Em condomínios que contam com o serviço do zelador, as encomendas podem ser entregues diretamente a ele, que, em seguida, faz a distribuição aos moradores. Ou os entregadores podem depositar as correspondências nos armários inteligentes.
A partir do momento em que a correspondência foi guardada, somente o proprietário poderá destrancar o armário. E esse acesso pode ser via biometria, senha, código de barras ou cartão de proximidade.
Leia mais: Mitos sobre Segurança Eletrônica
Verdade. Ao final da instalação dos equipamentos, a equipe faz a coleta de dados de todos que circulam no condomínio, que inclui uma ficha de cadastro, a coleta de biometria ou o reconhecimento facial.
Para que a portaria remota tenha um bom desempenho, o cadastro inclui, além dos moradores, os funcionários do condomínio e dos apartamentos, os prestadores de serviço e eventuais visitantes denominados pelos próprios residentes.
Verdade. A implantação da portaria remota diminui em até 70% os gastos com portaria. Isso acontece porque há uma redução na equipe do condomínio. Além disso, a Alarm Wolx consegue fornecer soluções para segurança patrimonial com valores acessíveis.
Leia mais: Melhores câmeras de segurança para empresas e condomínios
Verdade. Uma equipe especializada é responsável pelo monitoramento em tempo real, todos os dias da semana. Para garantir a segurança dos moradores, as câmeras de segurança são posicionadas estrategicamente, e as imagens capturadas são de alta qualidade.
O time de especialistas da Alarm Wolx oferece assistência, treinamento e qualidade em serviços de segurança eletrônica.
Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo