Home » Botão de pânico: o que é e como utilizar

Botão de pânico: o que é e como utilizar

Publicado em 08 de dezembro de 2021

O botão de pânico é uma solução de segurança para combater a violência ou situações de perigo, muito utilizada em ambientes domésticos e corporativos.  

De modo geral, é um dispositivo (fixo ou móvel) que, ao ser acionado, envia uma notificação para a central de monitoramento e avisa que a pessoa está em perigo. Conheça mais sobre o seu funcionamento abaixo. 

Leia também: 10 Dicas para melhorar a segurança do seu condomínio  

Como funciona? 

Ao se sentir ameaçado ou em situação de perigo, o morador ou funcionário deve pressionar o botão de pânico. Ao pressioná-lo, o botão emite um sinal silencioso diretamente para a central de monitoramento, que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.  

Após o recebimento do alerta, a central toma as devidas providências, enviando equipes qualificadas para o local e abrindo chamados para os órgãos responsáveis. Geralmente é possível visualizar a localização da pessoa que gerou a ocorrência, otimizando o processo de socorro e oferecendo ainda mais segurança no momento de pânico. 

Qual é a sua importância? 

O botão de pânico é uma ferramenta muito importante, pois possibilita o chamado de socorro sem colocar a pessoa em risco. E um de seus grandes benefícios é que ele pode ser personalizado para diferentes situações.  

O objetivo do botão de pânico é diminuir os índices de invasão a propriedades, roubos, agressão e ameaças às pessoas. No entanto, pode ser usado para outras situações que necessitam de uma ajuda de emergência, como problemas de saúde ou ocorrência de acidente doméstico. 

Leia também: Como evitar acidentes domésticos  

Tipos de botão 

Há dois principais tipos de botão de pânico: os fixos e os móveis.  

Os dispositivos fixos ficam, como o próprio nome diz, permanentes em um lugar. Para esse tipo de botão, recomenda-se a instalação em locais mais escondidos, ao mesmo tempo que sejam de fácil acesso. 

Já os dispositivos móveis são parecidos com um chaveiro e podem ser carregados junto com a pessoa. Além disso, eles também podem ser fixados em algum local determinado, sendo muito versáteis para diversos ambientes e situações. 

Cuidados ao acionar o botão de pânico 

Um dos principais cuidados ao acionar o botão de pânico é o momento certo para a ação. O dispositivo deve ser acionado, preferencialmente, antes ou logo após a atividade dos criminosos, para evitar qualquer comportamento imprevisível.  

Outro cuidado é ter precaução na hora de utilizar o botão de pânico. Um chamado falso pode acarretar um enorme transtorno para todos os envolvidos, como a central de monitoramento, a polícia ou o corpo médico. Dessa forma, só acione o botão se tiver uma razão concreta e aceitável para isso.  

O mais indicado é que o botão de pânico esteja atrelado a um circuito de câmeras, otimizando o processo de monitoramento da central e evitando qualquer chamado falso. 

Leia também: Tudo sobre biometria para condomínio  

Botão de pânico da Alarm Wolx 

O botão de pânico é geralmente uma solução integrada ao sistema de portaria remota, alarmes e câmeras de segurança, proporcionando ainda mais segurança.  

Fale conosco e ganhe um orçamento gratuito para implementar um sistema de segurança completo em seu condomínio ou empresa! 

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo...

    Fale conosco


    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233