Home » Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Publicado em 25 de agosto de 2021

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo uma pesquisa da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), realizada com mais de 40 empresas associadas, a venda de bicicletas no primeiro semestre de 2021 cresceu mais de 34% em relação ao ano anterior. E no mês de julho aumentou em 118%, comparado ao mesmo período de 2020.  

Além do benefício físico e mental, o uso das bikes representa menor risco de contaminação da Covid-19 (por ser um exercício individual e ao ar livre) e contribui para menores congestionamentos entre carros, entre outras vantagens. 

Leia também: Você participa das assembleias no seu condomínio?

O seu condomínio possui um espaço específico para estacionar as bicicletas? Confira o artigo e saiba mais sobre o assunto.  

O que a legislação diz sobre bicicletas em condomínio? 

Especificamente na cidade de São Paulo, a legislação determina a criação de vagas destinadas às bicicletas em novas edificações ou edificações reformadas. 

O  decreto nº 53.942, que complementa a lei nº 15.649, garante que os bicicletários devem apresentar facilidade de acesso ao usuário. E que a instalação de suportes deve ter distância mínima de 0,75m entre eles, com comprimento mínimo de 1,80m, em espaço com pé direito mínimo de 2,00m. 

Bicicletas em condomínio na prática 

E se o seu município não possui regras específica para o estacionamento de bicicletas? Você ainda tem dúvidas sobre a quantidade de bicicletas permitidas e demais regras quanto à sua utilização nos condomínios? 

Nesses casos, é preciso levar em consideração o regimento interno. Eles evitam qualquer tipo de dúvida ou possível conflito entre os moradores. 

Leia também: 7 Dicas para uma boa convivência em condomínio 

Bicicletas no elevador 

Bicicletas são como qualquer outro objeto e o condomínio não pode restringir o seu transporte pelo elevador. No entanto, cuidados devem ser tomados e, caso aconteça algum dano, o morador deve ser responsabilizado pela sua reparação.  

Para uma melhor organização, conforto e segurança, a criação de um bicicletário é a melhor solução para estacionar as bicicletas em um condomínio. 

Vantagens do bicicletário  

Entre as suas principais vantagens, estão: 

  • Garantia que todas as bicicletas sejam guardadas em um mesmo local; 
  • Aumenta a segurança com a utilizados de cadeados; 
  • Comodidade aos moradores. 

Leia também: 10 Dicas para melhorar a segurança do seu condomínio 

Tipos de bicicletário 

E fique tranquilo: não é preciso muito espaço para a instalação de um bicicletário. Existem alguns tipos de bicicletários que se adequam a um espaço determinado. 

O bicicletários de ganchos pode ser instalado diretamente na parede e garante que todas as bicicletas sejam estacionadas na vertical. 

O bicicletários de encaixe fica no chão e exige apenas o acoplamento da roda dianteira no suporte. 

E o paraciclo é composto por aros que dão sustentação à bicicleta, garantindo que o veículo fique com as duas rodas no chão.  

Como o seu condomínio lida com a questão das bicicletas?  

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais visitados

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo...
Botão de pânico: o que é e como utilizar

Botão de pânico: o que é e como utilizar

O botão de pânico é uma solução de segurança para combater a violência...

    Fale conosco


    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233