Publicado em 25 de agosto de 2021
O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo uma pesquisa da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), realizada com mais de 40 empresas associadas, a venda de bicicletas no primeiro semestre de 2021 cresceu mais de 34% em relação ao ano anterior. E no mês de julho aumentou em 118%, comparado ao mesmo período de 2020.
Além do benefício físico e mental, o uso das bikes representa menor risco de contaminação da Covid-19 (por ser um exercício individual e ao ar livre) e contribui para menores congestionamentos entre carros, entre outras vantagens.
Leia também: Você participa das assembleias no seu condomínio?
O seu condomínio possui um espaço específico para estacionar as bicicletas? Confira o artigo e saiba mais sobre o assunto.
Especificamente na cidade de São Paulo, a legislação determina a criação de vagas destinadas às bicicletas em novas edificações ou edificações reformadas.
O decreto nº 53.942, que complementa a lei nº 15.649, garante que os bicicletários devem apresentar facilidade de acesso ao usuário. E que a instalação de suportes deve ter distância mínima de 0,75m entre eles, com comprimento mínimo de 1,80m, em espaço com pé direito mínimo de 2,00m.
E se o seu município não possui regras específica para o estacionamento de bicicletas? Você ainda tem dúvidas sobre a quantidade de bicicletas permitidas e demais regras quanto à sua utilização nos condomínios?
Nesses casos, é preciso levar em consideração o regimento interno. Eles evitam qualquer tipo de dúvida ou possível conflito entre os moradores.
Leia também: 7 Dicas para uma boa convivência em condomínio
Bicicletas são como qualquer outro objeto e o condomínio não pode restringir o seu transporte pelo elevador. No entanto, cuidados devem ser tomados e, caso aconteça algum dano, o morador deve ser responsabilizado pela sua reparação.
Para uma melhor organização, conforto e segurança, a criação de um bicicletário é a melhor solução para estacionar as bicicletas em um condomínio.
Entre as suas principais vantagens, estão:
Leia também: 10 Dicas para melhorar a segurança do seu condomínio
E fique tranquilo: não é preciso muito espaço para a instalação de um bicicletário. Existem alguns tipos de bicicletários que se adequam a um espaço determinado.
O bicicletários de ganchos pode ser instalado diretamente na parede e garante que todas as bicicletas sejam estacionadas na vertical.
O bicicletários de encaixe fica no chão e exige apenas o acoplamento da roda dianteira no suporte.
E o paraciclo é composto por aros que dão sustentação à bicicleta, garantindo que o veículo fique com as duas rodas no chão.
Como o seu condomínio lida com a questão das bicicletas?
Lívia Rosa
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo