Publicado em 05 de janeiro de 2022
Com o avanço da tecnologia, hoje em dia existem diversos tipos de portaria para controlar o acesso das pessoas em condomínios residenciais e comerciais.
A portaria é, definitivamente, um dos principais fatores avaliados quando o assunto é adquirir uma casa em condomínio ou um apartamento novo. Ela agrega valor ao empreendimento e proporciona muitos benefícios aos moradores, como tranquilidade, conforto e praticidade para as famílias.
Mas muito se engana quem pensa que só existe aquele modelo tradicional, onde um porteiro fica “de plantão” em sua guarita recepcionando os moradores e visitantes. Esse tipo de portaria ainda existe, claro, mas hoje você vai conhecer outros tipos que também oferecem diferentes benefícios. Confira abaixo!
Leia também: Tudo sobre biometria para condomínio
Um dos tipos de portaria mais conhecida pelas pessoas é a física, onde são utilizados profissionais no local, que checam a entrada e a saída de todas pessoas do condomínio. Geralmente eles trabalham em forma de escala, para que o condomínio tenha um porteiro sempre à disposição.
Treinamentos constantes com os profissionais são fundamentais para que o serviço da portaria tradicional funcione de forma eficiente. Além disso, nesse formato também é preciso eliminar as oportunidades de distrações dos porteiros, pois podem ocasionar em uma ocorrência séria, como uma invasão ou um assalto.
O porteiro é quem recebe uma encomenda, recepciona um visitante e zela pela segurança do condomínio.
Leia também: Vizinhança colaborativa contribui para a segurança pública
O formato de portaria autônoma consiste em um sistema no qual os próprios moradores fazem o atendimento, sem a intermediação de um porteiro.
Nela, todo o controle dos visitantes é feito à distância, por meio de um interfone instalado na entrada do condomínio. Essa chamada é direcionada para o celular do morador, que a partir de um aplicativo instalado no smartphone acessa a câmera posicionada na portaria e decide se quer liberar a entrada. Aqui há também a possibilidade de liberar o acesso mesmo que o morador não esteja em casa.
O objetivo é facilitar a vida dos moradores e dar mais autonomia para eles, reduzindo os custos de porteiro.
Leia também: Benefícios da portaria remota
A portaria remota também substitui a presença física de um porteiro no condomínio por um gerenciamento à distância, mas aqui diversos funcionários trabalham diretamente de uma central de monitoramento. Essa central o acesso de pessoas 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Funciona assim: o visitante chega no condomínio e aperta a campainha. Quem atende é um funcionário da central do monitoramento. O atendente notifica o morador por interfone e confere se a entrada é autorizada. Tudo isso utilizando a internet e em poucos segundos.
Dentre os equipamentos necessários que a empresa especializada deve fornecer para que o sistema de portaria remota funcione adequadamente, estão: câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão de internet para que as imagens sejam transmitidas em tempo real.
Também é muito importante que, depois de contratada, a empresa se atente em fazer as manutenções preventivas e periódicas nos equipamentos.
A Alarm Wolx oferece portarias remotas para prédios, condomínios e empresas, garantido todo o sistema necessário para a sua segurança. Clique aqui e saiba tudo sobre os nossos serviços.
Tudo depende de cada condomínio e do perfil dos moradores. Independentemente da opção escolhida, o mais importante é que a empresa prestadora do serviço de portaria oriente os moradores sobre a forma de uso das tecnologias.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus vizinhos ou o com seu síndico para decidirem, juntos, se desejam dar um upgrade na portaria do condomínio e deixá-la mais tecnológica e eficiente!
Entre em contato através dos
números abaixo