Publicado em 07 de dezembro de 2022
Sistema de câmeras, fechadura digital e monitoramento 24h estão entre as facilidades tecnológicas oferecidas em condomínios
A busca por mais segurança, privacidade e comodidade faz com que os condomínios residenciais sejam cada vez mais modernos. Algumas facilidades tecnológicas estão ficando mais populares nas residências dos brasileiros.
É o que aponta um estudo levantado pelo QuintoAndar, que desenvolveu um Censo de Moradia em parceria com a Datafolha em 2021.
Por dentro dos condomínios e apartamentos, 49% das pessoas gostariam de ter fechadura eletrônica, já 41% desejam ter câmeras de segurança, enquanto a portaria remota é desejada por 40% das pessoas.
Para esclarecer como cada uma delas funciona, selecionamos abaixo as principais funcionalidades das principais tecnologias que facilitam a vida em condomínio.
Leia mais: Soluções em monitoramento aumentam a segurança das empresas
O sistema de alarme monitorado funciona 24 horas por dia e profissionais especializados podem ser acionados para averiguação. Com este modelo, os registros do sistema são acompanhados pela terceirizada que garante a segurança do condomínio.
Tudo isso funciona através de sensores que detectam a suspeita de invasão: uma sirene faz barulho para chamar a atenção, um painel envia os sinais de alerta para a central de monitoramento e meios de comunicação (linha telefônica, Ethernet ou GPRS) transmitem os sinais gerados pelo painel ao responsável pela vigilância e à empresa de monitoramento.
Leia mais: Melhores câmeras de segurança para empresas e condomínios
A Alarm Wolx oferece a fechadura digital que dispensa o uso de chaves e abre através de chaveiro de proximidade ou por senha numérica. Além disso, possui design moderno e teclas touch screen, sendo a solução perfeita para o controle de acesso à sua casa.
Dentre suas funcionalidades, destaca-se o alerta antiarrombamento, funções senha protegida e não perturbe, bateria de emergência, acionada em casos de queda de energia elétrica; e o sensor de fechamento automático – um sensor programável que detecta quando a porta não está travada e então realiza o seu fechamento automaticamente.
Leia mais: A fechadura digital é um dos itens residenciais que os brasileiros almejam
Nesse sistema, há uma central de monitoramento, responsável pelo controle de entrada e saída do condomínio, troca de informações com os moradores e vigilância sem interrupção.
As tecnologias que compõem esse monitoramento são as câmeras de segurança, os alarmes e os controles de acesso. Estes equipamentos são integrados e gerenciados diretamente pela central, que, por sua vez, garante a privacidade e a tranquilidade dos condôminos.
Outra solução prática é o armário inteligente, que funciona como um locker (típicos compartimentos de vestiários). Usado para recebimento de encomendas, ele tem diferentes tamanhos de porta. Quando o entregador seleciona aquela que melhor se adequa ao pacote que deixará guardado e, então, aciona a tranca, o sistema emite um comprovante que vale como uma assinatura. Ao mesmo tempo, o morador é avisado de que já pode fazer a retirada do produto no local, por meio de um código.
A portaria remota da Alarm Wolx é integrada ao controle de acesso com biometria facial. A identificação é feita por meio do mapeamento de vários pontos do rosto humano, chamados de pontos nodais. Existem cerca de 80 pontos nodais que podem ser identificados pelas distâncias, cicatrizes, contornos e formatos do nosso rosto.
O processo de identificação da biometria se dá, basicamente, por meio de 2 instrumentos: uma câmera responsável por capturar as características da pessoa e um software responsável por converter os dados digitalizados e comparar com os dados armazenados.
Contar com tecnologias que facilitam a vida em condomínios descomplica a rotina e favorece para um ambiente mais seguro e tranquilo.
Bárbara Rocha
Produtora de conteúdo – BRZ Content
Entre em contato através dos
números abaixo