Home » 5 principais desafios de um síndico

5 principais desafios de um síndico

Publicado em 16 de setembro de 2021

Definitivamente a gestão de um condomínio não é uma tarefa simples. O trabalho do síndico envolve diversas atividades que se parecem muito com a gestão de uma empresa ou negócio: é preciso gerenciar despesas, contratar funcionários, mediar conflitos e muito mais.

Além disso, devido à pandemia atual, a administração condominial se tornou ainda mais desafiadora. Com o intuito de proporcionar conforto e segurança a todos os condôminos, o síndico teve que se adaptar à uma nova realidade.

Leia também: Você participa das assembleias no seu condomínio? 

O síndico é o representante legal do condomínio. Ele deve ser sempre capaz de ouvir, conciliar e servir. Além disso, deve ter um plano de atuação para suprir todas as necessidades dos moradores e ter a capacidade técnica para gerir toda a parte administrativa e financeira. Confira, abaixo, os principais desafios desse profissional.

Redução dos custos do condomínio

Lidar com o orçamento, fluxo de caixa, despesas, pagamento de funcionários, entre tantas outras coisas, é um grande desafio. Mas existem formas que podem reduzir as taxas condominiais.

Preste atenção no uso da água, economize com equipamentos de iluminação mais modernos, repense a folha de pagamento. Ou introduza o sistema de Portaria Remota: a solução tecnológica pode reduzir em até 70% os gastos com portaria.

Leia também: Dicas para reduzir o valor do condomínio

Mediação de conflitos

Conflitos são comuns, ainda mais em lugares com diversas pessoas e opiniões. Por esse motivo, mediar conflitos é um grande desafio para um síndico.

A função requer um perfil imparcial e conciliador para lidar com questões como barulhos, áreas comuns do condomínio, vizinhos, garagens, animais de estimação etc.

Manutenção do condomínio

Entre as responsabilidades e os principais desafios de um síndico está a manutenção do condomínio, conforme o artigo 1348 do Código Civil. É preciso realizar a manutenção constantemente, de preferência antes do problema chegar.

A manutenção preventiva evita o aparecimento de falhas e, por consequência, minimiza os custos e imprevistos no orçamento do mês. Mas, atenção: todo o tipo de manutenção (com obra ou não) deve ser apresentada e validada pelos moradores, na assembleia condominial.

Leia também: 7 Dicas para uma boa convivência em condomínio 

Comunicação eficiente

Outro grande desafio no trabalho do síndico é a comunicação eficiente e sem ruídos entre os moradores e a administração. Driblar a disseminação de fake news exige muita paciência, assim como transmitir uma proposta de ação ou garantir que a informação chegue corretamente a todos.

Garantia de segurança

Por fim, mas não menos desafiador: garantir a segurança de todos. Todo síndico deve desenvolver um plano de segurança que envolva a utilização de equipamentos, sistemas e profissionais especializados no assunto.

Para isso, a Alarm Wolx oferece soluções de segurança que contribuem no trabalho sindical e protege os condôminos.

Além da Portaria Remota, oferecemos a Central de Monitoramento, Cercas Elétricas, Sistemas de Câmeras e de Alarmes. Tudo para garantir o seu conforto e segurança. Agende uma consultoria gratuita e conheça mais sobre os nossos serviços.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais visitados

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

7 Tendências para o mercado de segurança em 2022

Como você já deve ter percebido, a pandemia acelerou a digitalização das...
Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

Bicicletas em condomínio: o que você deve saber

O número de bicicletas em condomínio aumentou e os dados comprovam. Segundo...

    Fale conosco


    Contatos

    Entre em contato através dos
    números abaixo

    Copyright 2021 - Alarm Wolx
    (11)991587233