Publicado em 28 de julho de 2021
Segurança é um tema que vem ganhando relevância nos condomínios. Principalmente porque o avanço da tecnologia tem permitido o uso de mais recursos, mas também porque segurança é sinônimo de tranquilidade. E quem não quer ter tranquilidade no local onde mora? Confira, abaixo, 10 dicas para melhorar a segurança do seu condomínio.
As opções em equipamentos de segurança aumentaram nos últimos anos com o avanço da tecnologia. Hoje, há muito mais que apenas alarme e cercas elétricas. A tecnologia permite sistemas de segurança eletrônica e monitoramento em tempo real.
As câmeras HD dispõem de imagens nítidas, mesmo em condições ruins de luz. Assim como os equipamentos de áudio, que captam todo o som de um ambiente de forma clara. Tudo isso ligado a um sistema de monitoramento, também 24 horas.
Além disso, um prédio que investe em tecnologia apresenta uma boa reputação de segurança e pode atrair mais moradores. Para os investidores, isso significa poder cobrar um aluguel mais alto.
Além da instalação inicial dos equipamentos, é preciso garantir a manutenção dos dispositivos. Ou ainda, uma substituição por equipamentos mais modernos.
No caso de uma empresa de segurança, verifique as referências, os equipamentos de segurança utilizados e o treinamento dos funcionários. E o mais importante: se a empresa propõe um projeto personalizado para o seu condomínio.
Cada local tem sua particularidade, por isso o projeto de segurança eletrônica deve ser desenvolvido de forma individual e adaptado à necessidade específica de segurança. Não confie em projetos genéricos.
Se você quer segurança no seu prédio é preciso ter controle de quem entra e de quem sai. A Portaria Remota é uma boa solução para ter um rígido controle de acesso.
Isso inibe potenciais invasores e toda informação de movimentação no condomínio fica registrada.
Todo o controle de acesso dos moradores é feito por um sistema de identificação. Já a entrada de visitantes e prestadores de serviço é controlada pela Central de Monitoramento.
A Central vai identificar o visitante e interfonar ao morador. Este é quem autoriza, ou não, a entrada do visitante no prédio.
O monitoramento remoto consiste na atuação de uma equipe de segurança preparada e treinada, que acompanha em tempo real o que acontece no condomínio. Tudo feito a distância por câmeras de monitoramento.
Esse tipo de monitoramento torna a segurança mais efetiva, pois tem como alvo movimentações suspeitas na portaria. Além disso, também é capaz de identificar outras situações ao redor e dentro do ambiente residencial.
A Portaria Remota é uma solução tecnológica que mudou o jeito de cuidar da segurança de condomínios. Ela reúne o que há de mais tecnológico em segurança. Além disso, tem a vantagem de uma redução de 70% no valor gasto com portaria.
Todo o controle de entrada e saída de pessoas é feito por uma Central de Monitoramento. E o registro de tudo o que acontece é feito em tempo real, 24 horas por dia.
Para que a segurança seja eficiente, o condomínio deve contar com funcionários sempre treinados e especializados em segurança. Só assim, esses profissionais estarão preparados para identificar situações de alerta.
No caso de uma empresa de segurança, verifique as referências, os equipamentos de segurança e tecnologia empregados. Também se propõe um projeto personalizado para o seu condomínio e a experiência no mercado.
A mesma atenção dada a quem entra pela portaria, também deve ser dada para quem entra pela garagem. Ou seja, motorista e passageiros devem ser identificados e apresentar documentos, caso não sejam moradores.
É comum um oportunista se fazer passar por morador embicando o carro no portão e buzinando. Por isso é importante também que os condôminos, ao chegarem de carro, tenham o hábito de abrir os vidros para que possam ser identificados.
Mesmo os mais avançados equipamentos em segurança eletrônica precisam da colaboração de moradores e funcionários do prédio. Tenha em mente que a maioria das invasões em condomínios não acontece na tentativa de burlar o sistema de segurança eletrônica. Mas, sim, por eventuais erros humanos.
O síndico e a administração do prédio têm o papel de orientar moradores e funcionários quanto às normas de segurança. Sendo assim, podem:
Entre em contato através dos
números abaixo